Vacinação de cães


Tem sempre algumas perguntas que nos deixam preocupadas e apreensivas, uma delas é onde aplicar a vacina no cão, qual o local correto do corpo dos cães para aplicação de vacinas? Somente veterinários tem conhecimento técnico para aplicar vacinas nos animais?

Não tem um lugar específico, mas tem lugares indicados para aplicação de vacina. Existem vários tipos de vacinas e consequentemente lugares mais indicados para aplicar cada uma. Por exemplo, vacina biocan m, leish-tec, leishmune são aplicadas na parte dorsal do animal entre as duas escápulas. Vacinas contra parvovirose, cinomose, hepatite, coronavirose, raiva, triplice felina são geralmente aplicadas na região lateral do corpo, uma região que compreende a escápula até o quadril. Todas essas são subcutâneas, existem também as vacinas contra gripe canina, que é intra-nasal. Todas elas devem ser aplicadas por um profissional especializado, ou seja, um médico veterinário ou um enfermeiro veterinário devidamente treinado e sob a responsabilidade do médico veterinário.

É importante o médico veterinário na aplicação da vacina para se evitar erros e/ou acidentes na hora da aplicação como vacinas não pegarem em uma veia, um músculo ou ser aplicada em um local onde possa dar abscessos, entre outros vários problemas que uma aplicação inadequada pode acarretar. O importante é o dono levar seu cão em um lugar onde o médico veterinário responsável possa está presente para que ele possa ter um respaldo e tranqüilidade na hora mais importante para seu bichinho, que é a hora da imunização contra as principais doenças.

As reações de dor no local de aplicação das vacinas são consideradas normais, sendo esperadas em cerca de 2 a 3% dos casos. Em relação a vacinas acrescidas com adjuvante, pode haver reação inflamatória local e formação de nódulo que tende a desaparecer dentro de 1 a 2 semanas. Vale ressaltar que a formação de abscessos no local de aplicação das vacinas costuma estar relacionada à contaminação do tecido subcutâneo pela inoculação de bactérias da pele no momento da aplicação da vacina. Brida está com um pequeno nódulo próximo a sua perna e estou cuidando com compressas quentes no local e logo em seguida aplicando uma pomada chamada Inuxol. Estou aguardando melhoras, então aumiguinhos fiquem atentos a questões relacionadas a vacinas, aplicações corretas para mais tarde nossos cães não terem nenhum problema.


1 comentários:

Brenno Hayden disse...

@andrynhak seu blog esta muito bom, essas fotos tambem, espero que continue com seus post. <3

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...