A importância da vacina antirrábica

Todos nós devemos saber do compromisso com a vacinação dos nossos amiguinhos de companhia contra esta doença. Por isso não podemos esquecer de levarmos nossos amiguinhos a consultas periódicas a um médico veterinário auxiliando na prevenção de outros tipos de doença tão perigosas quanto a raiva.
Bom, o que você entende sobre a doença da raiva?
A raiva é causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central e pode ocorrer com todos os mamíferos, inclusive ao homem. Os mais afetados são os carnívoros podendo levar a graves distúrbios e com 100% de letalidade, no Brasil os cães e gatos são importantes na transmissão da raiva para o homem principalmente devido à sua proximidade com as pessoas. Nas áreas rurais, além de cachorros e gatos, bovinos, equinos, suínos, caprinos e ovinos também podem ser atacados pela doença.

Transmissão e sintomas

A trasmissão ocorre, principalmente, por meio da mordida de um animal portador do vírus rábico e que esteja eliminando-o pela saliva. Depois do contato com um outro animal raivoso, o animal pode levar de alguns dias até meses para desenvolver os sintomas. Após seu aparecimento a doença costuma evoluir de forma rápida e o animal morre por paralisia respiratória. Quanto ao ser humano que foi agredido por um animal raivoso e que não recebeu o tratamento adequado, poderá adoecer e logo após os sintomas se estabelecerem, a doença evoluirá causando a morte.

Vacinação suspensa

De acordo com a reportagem do Jornal A Crítica do dia 9 de Outubro de 2010, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do Amazonas comunicou a suspensão das campanhas de vacinação de cães e gatos contra a raiva em todos os municípios do Amazonas, que vinha sendo usada nos outros Estados desde julho deste mesmo ano, uma suspensão devido a registros de mortes de animais e até que novas análises da vacina RAI-PET, produzida pelo laboratório da Biovet sejam concluídas. Os gatos têm demonstrado maior sensibilidade que os cães à vacina.
É uma situação triste por ser uma vacina moderna e com tanta potência causar reações graves e sofridas aos animais. Espero que seja resolvido o mais breve pelos Ministérios responsáveis por liberar e distribuir as vacinas. Pois a vacinação não deixa de ser uma medida de segurança importante para a saúde dos nossos animais e a nossa também.





0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...