Orelhas dos nossos cães

Olá aumiguinhos, trago esta pergunta, orelhas dobradas para trás revelam o que? satisfação ou alerta? Nós como somos companheiros dos nossos cães e eles dependem de nós, devemos saber e entender alguns gestos comuns, além de expressões que não costumamos sempre ver. Tudo isso serve para entendermos mais a linguagem dos nossos aumiguinhos.

A maioria das raças caninas consideradas primitivas tem as orelhas grandes e pontuadas, que, além de facilitar a audição, servem para transmitir, mesmo à distância, mensagens para outros aumiguinhos. A reprodução seletiva alterou esse aspecto, dificultando a leitura desse importante órgão de comunicação, mas, para quem observa bem, tanto orelhas pequenas e eretas quanto grandes e caídas passam mensagens. As orelhas dos cães movem-se para frente e para trás, abrem-se e fecham, assumindo formas diferentes de acordo com a emoção do nosso cão.

Quando estão em alerta

Na medida que o cão começa a se interessar por algo, as orelhas se movem para frente com suavidade, em cachorros de determinadas raças, esse movimento é facilmente percebido, já nos cães de orelhas longas é preciso atentar para o couro cabeludo. Conforme aumenta o interesse do nosso cão, o movimento também se intensifica, a posição indica somente o grau de interesse do cão sem revelar nada sobre a sua emoção e dependendo de como a situação se desenvolve o interesse pode crescer, levando o nosso cão a tomar alguma iniciativa, se não as orelhas permanecem a posição normal. As orelhas em pé demonstram o interesse total e começa a dominar toda as outras partes do corpo, como sinalização da cauda erguida e a leve inclinação lateral da cabeça. Quando estão sem entusiasmo o cão manifesta pouco interesse em algo e não pretende entrar em ação, as orelhas são os principais indicadores dessa postura.

Orelhas para trás

Quando nosso cão posiciona suas orelhas para trás, o cão pode estar se sentindo desconfortável, apreensivo ou agressivo ou até mesmo a combinação de todas essas emoções. Se o seu cãozinho rosna, pode apostar é sinal de agressividade. Agora se uma das orelhas fica encostada na cabeça enquanto a boca continua fechada, a reação talvez seja de medo. Quando um cachorro sente que seu espaço está sendo invadido, sobretudo por outro cão, pode posicionar as orelhas como uma seqüencia de sinais de alerta. Na maioria das vezes os cães mais submissos emitem sinais de alerta retraindo as orelhas, ao mesmo tempo em que sua expressão corporal pode revelar ansiedade.



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...