Mordidas de cães

Hoje estou muito chateada com a Brida, pois no momento em que eu estava passando remédio em suas patas, ela aproveitou minha distração e mordeu o meu dedo, nossa nem queiram imaginar o quanto dói e além disso o local fica inchado e latejando. Por este motivo irei escrever um pouco sobre esse assunto de mordidas que nos preocupa tanto. Quem convive diretamente com animais de estimação está sujeito a levar mordidas e arranhões. Pode ser algo leve e sem importância, ocorrido durante uma brincadeira. Mas se o animal atacar por agressividade ou reação à dor, a mordida pode ser grave e necessitar de cuidados.

A boca dos cães possui vários tipos de bactérias, assim como a nossa. Algumas delas são patogênicas, isto é, podem causar doenças. Se compararmos as consequências da mordedura de um cão e a de um gato, veremos que as mordidas dos felinos têm uma chance dez vezes maior de causar infecção aos humanos que a dos cachorros. Isso porque os dentes dos gatos são bem mais afiados e, portanto, a mordedura é sempre mais profunda e difícil de ser totalmente desinfetada.

Sempre que houver um acidente de mordedura causada por um cão em que haja arranhões ou sangramentos, é importante fazer a imediata desinfecção do local com água e sabão e, se possível, aplicar um antisséptico. Dependendo da profundidade e gravidade da mordida, o médico pode prescrever antibióticos.

Costuma-se dizer que a saliva do cão é cicatrizante e algumas pessoas ainda acreditam nisso, acham que se o cachorro da casa lamber uma ferida humana, ela cicatrizará mais rápido. Isso é um engano, pois o risco de contaminação por bactérias da boca do cão é muito maior do que qualquer poder cicatrizante que a saliva canina, supostamente possa ter. Quanto à transmissão da raiva pela mordida ou arranhão, ela só acontecerá se o animal estiver infectado com o vírus. Como a maioria dos animais domésticos são vacinados anualmente, esse risco é mínimo.

Uma mordida leve de um animal de estimação pode não ter qualquer conseqüência, como ocorre na maioria das vezes. Porém, pessoas com o sistema imunológico fraco, assim como idosos ou crianças muito pequenas, podem ter conseqüências mais graves com infecções generalizadas.

A mordedura do gato pode causar vermelhidão, inchaço e dor local em poucas horas. A infecção irá restringir-se ao local da mordida e regredir, ou progredir para sintomas generalizados com febre e mal estar. A mordedura do cão poderá causar o mesmo, mas a chance da infecção ocorrer é sempre menor, embora essa possibilidade nunca deve ser desprezada.

Ter um animal de estimação não oferece risco algum à saúde humana desde que tomadas as medidas preventivas para evitar acidentes, mantendo a vacinação anti-rábica rigorosamente em dia, desinfetar imediatamente toda mordedura de animais e evitar acidentes com mordidas. Não arriscar-se com animais bravos e, principalmente, não provocá-los.

2 comentários:

Brenno Hayden disse...

bridinha galerita, hahaha essa foto ficou assustadora

Andrya Silva disse...

muito ma. haha

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...