Cachorros que imitam as coisas

É comum dizer cachorros são parecidos com seus donos. Talvez a ideia não seja tão descabida, um estudo sugere que cães podem imitar as ações de humanos. Pessoas normalmente copiam gestos daqueles ao seu redor. Por exemplo, bocejos induzem bocejos em observadores, e olhar para cima na rua encoraja outros a olharem na mesma direção.

Friederike Range, da Universidade de Viena, na Áustria, e colegas procuraram averiguar se as ações de cachorros também eram influenciadas pelos humanos. Eles treinaram cachorros para abrir uma porta corrediça com a pata ou com a boca. Um grupo de cachorros era recompensado quando utilizava o mesmo método que seu treinador para abrir a porta. O outro grupo recebia a recompensa quando usava um método diferente do do treinador.

Os pesquisadores descobriram que o segundo grupo precisou praticar mais para realizar corretamente a tarefa, o que sugere que cachorros estão sujeitos a imitação automática. Isso porque imitar o treinador acabou interferindo com a realização correta da tarefa. A descoberta apoia a idéia de que animais sociais automaticamente imitam outros. No entanto, Thomas Zental, da Universidade do Kentucky, em Lexington, adverte que treinamento é necessário para trazer à tona essa característica.

O estudo foi publicado na revista “Proceedings of the Royal Society B”.

Fonte: Folha.com

Segue abaixo um vídeo engraçado de um aumiguinho lindo, ele é da raça Bulldog e é parecido com o meu irmão Boris também da mesma raça. Cãofira!



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...