Escovando os dentes


Tem cachorros que não costumam escovar seus dentes, as vezes pela falta de tempo do seu dono ou até mesmo por falta de costume ou por não deixar, nada como habituá-lo aos poucos a este processo. Você sabe quantos dentes o cachorro tem? Os filhotes possuem 28 dentinhos de leite. Isso mesmo, os filhotes possuem dentes de leite que começam a cair por volta dos 3 meses e meio de idade. Logo em seguida começam a aparecer os dentes definitivos que na maioria das raças são 42. O cães costumam estar de “dentadura” totalmente nova, ou seja com os dentes definitivos totalmente posicionados por volta dos 7 meses de idade.

A falta de escovação da boca do seu cão causa mais do que o famoso bafo-de-onça, ela ajuda na proliferação de bactérias que criam as placas bacterianas, o acúmulo de tártaro (uma crosta amarelo-amarronzada que aparece principalmente nos dentes caninos e molares dos cães), e mais do que isso, podem provocar outras doenças em outros órgãos do corpo do nossos cães, uma boca doente não se resume apenas a um bafo ruim, nem mesmo se resume apenas a boca. O coração, o fígado, os rins, o trato intestinal e até as articulações de nossos cães podem ser afetados. Algumas destas doenças são:
  • Gengivite: inflamação das gengivas que pode se transformar em periodontite. Os sintomas da gengivite são sangramentos e vermelhidão da gengiva, desconforto e dor, além de dificuldade em mastigar.
  • Periodontite: mais séria do que a gengivite, a periodontite é uma infecção que pode se espalhar pelos tecidos e pelos ossos em que as raízes dos dentes se prendem. O comprometimento destes ossos pode levar a perda dos dentes e é irreversível.
Outra dica importante é que alguns cachorros não gostam de certas pastas de dente, teste diferentes tipos até achar um creme dental que ele goste. É preciso lembrar que o cão não tem como enxaguar a boca e cuspir a pasta de dente, como nós fazemos. O flúor contido na nossa pasta faz mal se for engolido, e os componentes da pasta de dentes humana podem causar irritações no estômago dos nossos cães. A pasta de dentes dos cães é formulada especialmente a eles, é segura se for engolida e não faz mal. Além disso tem diversos sabores agradáveis para nossos amigões, o que facilita a tarefa de acostumá-los a deixar escovar os dentes, nos Pet Shop daqui de Manaus eu só encontro as pastas de dentes com sabores chocolate e carne. Os cães têm a gengiva bastante delicada e sensível, usar uma escova de dentes inadequada pode machucá-los, causando desconforto e dor. O ideal é usar uma escova apropriada, ou uma “dedeira” que é uma escova de borracha que você coloca no dedo, massageia e escova os dentes do seu cão com a maior facilidade.

Ao ensinar o seu filhote a relaxar e deixar ter seus dentes escovados e a gengiva massageada, você estará contribuindo para que ele tenha uma vida mais saudável e também estará desenvolvendo um importante trabalho na educação e na relação entre vocês dois, relaxar e deixar o dono escovar a boca é um sinal de confiança por parte do filhote. Primeiro, passe a escova de dentes perto da boca do cachorro, do lado de fora mesmo, para que ele perceba e se familiarize com o objeto, não deixando mordê-la. Associe este momento a brincadeiras, petiscos, agrados e carinhos. Depois, massageie os dentes e a gengiva do cão com os dedos, pra ele ir se acostumando com o movimento. Comece escovando um ou dois dentes apenas, pare um pouco, brinque e faça um carinho. Passe para quatro dentes, e assim sucessivamente. Todo este treinamento pode levar alguns dias, portanto tenha muita paciência, só faça o procedimento completo quando ele já estiver à vontade com a escova.

Consulte sempre o seu veterinário de confiança e siga à risca os conselhos dele. É importante evitar uma limpeza de tártaro prevenindo o problema, escovar os dentes é saúde.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...