Meu banho e higiene


Todo cão tem necessidade de banhos periódicos. A freqüência vai depender de cão para cão e principalmente da raça. Normalmente um banho mensal já é suficiente para mantê-lo com bom aspecto e em cães peludos essa freqüência deve aumentar para dois banhos por mês, e em casos especiais, até semanalmente. Para manter seu cãozinho sempre bonito com os pêlos longos ou fofinhos, é necessário que pelo menos uma vez ao mês o banho seja dado por profissionais. Em algumas espécies o banho é acompanhado pela tosa higiênica que consiste na tosa de algumas partes como o abdômen, área intima, as patas, o focinho, etc.

Banho

Antes de começar o banho, tape as orelhas do cão com algodão para evitar uma otite. Se durante a lavagem o algodão sair, parar imediatamente a lavagem e substitua-o. Tudo isto justifica-se uma vez que as orelhas do Bichon Frisé, compridas e caídas, estão mais sujeitas a inflamações devido à pouca ventilação. Não esquecer de testar antes a temperatura da água.
Enxaguar o animal usando um chuveirinho ou mangueira. Ao molhar o rosto, segure o focinho junto com as pontas das orelhas, para evitar que a água entre nos ouvidos e no nariz. Durante a lavagem é comum que o animal sacuda o corpo, para evitar isto mantenha sempre a mão sobre a cabeça enquanto estiver dando o banho.
Após o banho retire o excesso de água com a toalha e conclua a secagem usando um secador, escovando-o até que não fique nenhum resto de umidade, vá passando o pente em cães de pêlo longo e liso ou uma escova de aço quando for de pêlo longo e áspero, como todos os cães de pêlo longo, o Bichon Frisé, precisa de cuidados especiais para se manter bonito e limpo, é importante que seja penteado diariamente para evitar a formação de nós. Lembre-se de retirar o algodão de dentro da orelha e depois limpe-as. Quanto a escolha do produto a ser usado é muito pessoal e deverá ser indicado pelo veterinário.

Tosa

A tosa em cães deve sempre ser executada por profissionais bem treinados (algo que demorei para conseguir deixar os pêlos da Brida igual a da sua raça), além de conhecer os tipos de corte da raça, esse profissional deve ter “jeito” e habilidade no trato com os animais. Quando são levados à tosa, é recomendável ressaltar que se trata de um Bichon e não de um Poodle e que por isso, eles confundem bastante com o padrão da raça. A tosa deve então obedecer aos seguintes parâmetros: patas e focinhos ligeiramente aparados, os olhos devem ficar à vista, pois conferem uma aparência mais cheia e arredondada à cabeça e ao corpo. Quando completamente escovado, o Bichon Frisé adquire aparência mais cheia.



3 comentários:

Brenno Hayden disse...

bridinha é muito engraçada....essa foto dela no banho ficou show. abs

Bia disse...

rsrsrs a mity fica daquele mesmo jeito no banho!

Juliane disse...

Que Raça É Essa ?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...