O momento do passeio

Olá aumiguinhos, você já viu, tem, ou conhece algum cachorro que puxa na hora do passeio com o dono? Então este comportamento é mais comum do que imaginamos, este momento era pra ser bom, de aproximação e companheirismo que acaba sendo chato, pois a pessoa é “levada para passear” pelo cachorro. Agora vem a questão importante, o que fazer para que o passeio com o cachorro seja divertido e agradável para os dois lados?
Primeiro, o seu cachorro tem que ser estimulado pelo respeito e principalmente limites dentro de casa, exercitando-se e com comandos de obediência. Agora se o cachorro pinta e borda, faz o que quer em casa não vai entender que deve ser diferente na rua.
Com o tempo eu percebi que o passeio começa dentro de casa, quando estamos nos arrumando para sair, nesse momento o nosso cachorro já está nos observando e só ao pegar a guia e coleira, o cachorro já sabe que vai passear e por este motivo fica mais agitado. Quando isso acontece eu adoro enganar, e de início eu ignoro e procuro fazer qualquer outra coisa, até esperar que o cachorro acalme. A Brida por exemplo é muito ansiosa e cada vez que eu fazia festas antes do passeio, ela ficava mais agitada, e isso não é bom.
Algumas vezes, é bom mexer na guia e coleira e colocar no cachorro como se fosse realmente passear, mais na verdade é está “enganando”, isso faz que o cachorro fique cada vez mais calmo, não saberá exatamente a hora que vai passear, pois não associará necessariamente a guia e coleira ao passeio. Ao colocar a coleira é bom pedir ao cachorro para sentar e só colocar quando, estiver tranquilo, a Brida já sabe, fica quieta só aguardando a roupinha e os seus laços.

Saindo para o passeio

Ao passar pela porta, de casa, do portão, pedir para o cachorro sentar e esperar até que o donos passe primeiro que eles, toda vez que ele passar na nossa frente devemos:
  • trazê-lo rapidamente para perto de nós, corrigindo-o;
  • mudar a direção do passeio de repente, fazendo que nos acompanhe, mesmo sem querer;
  • parar até que ele volte ao nosso lado para reiniciar o passeio.
Ou seja, é difícil no início, mais é preciso mostrar para o cachorro que nós é que estamos no comando e sempre recompensando o comportamento que desejamos deles. Vejamos alguns:
  • se está prestando atenção em nós;
  • se está andando a nosso lado;
  • se passou por algo estimulante, mas ele não deu bola (ainda estou testando quando as crianças se aproximam da Brida, ela não resiste e late).
Passeio ideal é em locais tranquilo, quanto as demonstrações não podemos esquecer,pelo fato de nós gostarmos do seu tipo de comportamento e presentearmos com coisas boas quando o cachorro se comporta da maneira correta, desta forma ele irá gravar o que é o correto fazer e nos agradando também. Paciência é fundamental, mas nada com o tempo, fazendo as mesmas coisas sempre, ele se acostumará a andar ao nosso lado de maneira correta.

Boa sorte a todos.




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...