Sons

A linguagem canina envolve muito mais sinais corporais do que sons. Em geral, movimentos sutis dão conta da maior parte das situações de comunicação cotidianas. Embora os cães sejam capazes de produzir grande variedade de sons, no convívio ouvimos apenas alguns, um passeio no parque ou uma observação atenta de um grupo de cães em interação bastam para revelar vários dos sinais abordados. De fato, existe um repertório bem amplo e raramente usado de vocalização canina, enquanto alguns animais latem muito e produzem outros tipos de sons, há aqueles que extremamente silenciosos, que nunca "falam".

Sons de satisfação

Alguns donos se surpreendem com os sons que seus animais fazem quando satisfeitos. Descrevo em seguida o ruído emitido nos momentos felizes como um som melodioso e baixo da Brida, que muita das vezes lembra um gatinho mimado. Alguns cachorros costumam "resmungar" enquanto deixam a barriga à mostra, esperando um carinho. Peculiares de cada animal, esses ruídos especiais só identificados em cachorros realmente confiantes e bem à vontade.

Volume e altura

Assim como ocorre com a linguagem corporal, os cães usam os sons de duas formas distintas: com a intenção de transmitir uma mensagem ou involuntariamente, para expressar suas emoções. Já os sons agudos em geral, indicam excitação, mas sem ameaça, ao passo que um som grave funciona como advertência. Quanto mais grave o som, maior deve ser o cuidado para lidar com a situação.

Latidos e rangidos não aparecem ameaçadores mas, como ocorre com os humanos, quanto mais baixo o tom da "fala", maior a seriedade de quem o emite: engrossar a voz é uma forma de tentar ser levado a sério, com os cães ocorre o mesmo. Os sons mais ameaçadores (rosnados, irritados) saem em tons baixos, em cães filhotes quando eles percebem aproximação de um adulto desconhecido, emitem sons agudos e alto, a fim de enviar a mensagem de que não representam perigo. Ruídos agudos podem ser identificados também em cães adultos que se sentem ameaçados. Quanto ao volume do som não revela nada sobre o comportamento social e parece estar mais relacionado às características da raça ou à personalidade do cão.

Tipos de som

Se pensarmos na variedade de sons que um cão potencialmente pode emitir, podemos nos perguntar ouvimos tão poucos ruídos no convívio com um cachorro. A explicação pode estar associada à história da raça e também à personalidade de seu cão, os cães agem de forma instintiva em diversas situações, mas não podemos subestimar o quanto sua linguagem foi adaptada para a compreensão humana durante o longo processo de domesticação.

Latidos

Como os humanos recorrem mais à linguagem falada do que a outros recursos de comunicação, alguns cães aprenderam a se comunicar diretamente com seus donos utilizando esse recurso. Alguns cachorros começam a latir quando querem sair para passear, desejam brincar ou buscam transmitir alguma mensagem. O aviso mais comum é latir quando uma pessoa estranha se aproxima da casa. O latido é o som mais associado a um cão e o que ouvimos com mais freqüência, os seres humanos são mais acostumados à comunicação verbal pode ser mais fácil identificar a diferença entre os tipos de latido do que as sutilezas da complexa linguagem corporal canina.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...