O sono dos cães

Faz um bom tempo que notei o jeito da Brida dormir, ainda mais quando ela fica com os olhos meio abertos, nossa eu fico olhando e também querendo entender, as vezes fico aflita. Só que na realidade não tem nada de estranho, é completamente normal. O sono é definido como um estado de repouso físico e mental em que ocorre um período de inconsciência total ou parcial.

Assim como as pessoas, os cães também precisam dormir. No período de sono, o cão pode descansar e o sistema imunológico pode atingir seu melhor índice de atividade e funcionamento. Os cães apresentam duas etapas distintas que ocorrem durante período de sono:

Sono Superficial

Durante esse estágio o cão fica quieto porém ainda em alerta, tem uma respiração profunda e ritmada, sua pressão sanguínea, seu metabolismo e sua atividade cerebral diminuem. O estágio superficial dura de 10 a 20 minutos e basta um pequeno estímulo para acordá-lo.

Estágio REM

Durante esse segundo estágio do sono, as pálpebras do cão se movem. A respiração torna-se irregular, rápida e superficial ou às vezes o cão parece não respirar, é um sono profundo. Também ocorrem movimentos nas patas, músculos da face e orelhas e pode até mesmo rosnar e latir. Esse estágio inicia logo após o período de sono superficial.

Os cães dormem muito, e a duração do seu sono é em média 9 horas diárias, mas esse tempo pode estender se eles ficam muito sozinhos, sem a companhia do dono, longe de agito e do convívio com outros animais ou pessoas. Quanto aos sonhos dos nossos cães, foi constatado cientificamente que algumas atividades cerebrais caninas durante o sono são semelhantes as de quando uma pessoa está sonhando, é quase certo que os cães também sonham, porém o que nossos amigos caninos sonham é praticamente um mistério. Uma hipótese, seria a maneira de se relacionar com o mundo, com pessoas e outros cães.

Distúrbios do sono

Os cães também podem apresentar alguns distúrbios de sono, como a apnéia, que é uma parada respiratória devido a obstrução das vias respiratórias, comum em cães da raça Boxer e Buldogue, devido aos seus focinhos achatados. Temos também a narcolepsia, pode ser lembrada como um distúrbio, uma vez que o cão repentinamente entra em um estado de sono profundo. Esse mal é bastante comum em cães da raça Dobermann, Labrador, Poodle, Beagle e Dachshound. Esses distúrbios podem ser controlados através de medicamentos.




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...