A nossa cauda

A cauda é importante instrumento para nós cães, é muito usada em situações nas quais o animal quer comunicar suas intenções, os filhotes começam a usar essa parte do corpo desde cedo e, aos poucos, aprendem sua utilidade como meio de expressão. A linguagem da cauda canina parece ser uma combinação de sinais intencionais com manifestação corporal instintiva, adotadas por todas as raças. Cada tipo de cauda influencia o nível de comunicação com o dono.

Felicidade

Trata-se de um sinal que todos os donos dos cães adoram ver, o abanar da cauda de seu animal, talvez esse gesto seja o mais universal e facilmente compreendido de todo o vocabulário canino que em geral, denota felicidade. A intensidade do movimento depende de diversos fatores, entre eles a extensão da cauda. A desagradável prática de cortar o rabo do animal afeta esse gesto, mais em algumas raças do que em outras. Um abano de felicidade costuma ser rápido, com a cauda se mantendo as vezes mais alta ou mais baixa, ou movida a um ritmo mais lento do que o habitual, pode indicar outra condição.

Variedade de mensagens

Se um abano amplo equivale a uma saudação efusiva, em geral o movimento que se vê quando o cão brinca costuma ser mais lento e suave agora uma vibração curta com a cauda elevada pode ser sinal de alerta, como ocorre quando o animal mostra-se possessivo em relação aos seus brinquedos. Quando o momento é de tensão, por exemplo o cão tende a manter a cauda imóvel por segundos antes de mudar a direção do corpo.

Os cães passam bastante tempo com a cauda erguida, quando estão tranqüilos e nada lhes chama a atenção, a postura revela naturalidade, mas também podendo representar estado de alerta. A cauda erguida imóvel é comum quando alguns cães se preparam para começar a brincadeira, ou quando um são está se desinteressando de uma atividade e quer sair daquele local. Mudanças na postura indicam que o foco da atenção também mudou, raramente a cauda imóvel é sinônimo de confusão vale somente ao dono interpretar o que o gesto significa no caso específico de seu cão.

Hoje é quase consenso que a cauda elevada dos nossos cães pode indicar tanto entusiasmo como agressividade, enquanto o contrário significa tanto indecisão quanto temor ou desconforto. Como regra, o melhor mesmo é você aprender a interpretar os sinais individualmente do seu cão.




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...