Cuidados ao tosar seu cãozinho



Alguns motivos a qual é importante manter a tosa do nosso cão em dia, devido o nome ser Pet shop você entende que é um salão de cabeleireiro para cachorros? Errado! Mesmo a rotina dos dois lugares sendo parecidas, banho e tosa para os animais não são apenas questões de beleza, e sim de higiene.

Pelos compridos e embaraçados abafam a pele e propiciam o aparecimento de fungos, micoses e dermatites, que podem levar à queda total dos pêlos, a tosa também previne doenças de pele, falhas na pelagem e problemas provocados por pulgas e carrapatos.

A escovação



Escovar é fundamental e é mais importante para a saúde do seu animal do que a tosa. Ela remove o pêlo morto e espalha melhor a gordura da pele, deixando os pêlos mais brilhantes. Você também deve escová-lo para evitar nós, pois, se não fizer isso, terá de raspar todo o corpo do seu amigão (algo não agradável para o dono e para o próprio cão). Animais de pêlo longo devem ser escovados diariamente. Já os que têm pêlos mais curtinhos, uma vez por semana basta. Portanto, pegue a escova e capriche!

Tosa higiênica

Devemos ficar atentos pois nosso cãozinho sempre precisa de higiene. Esse tipo de tosa garante a limpeza da região genital e das patinhas dos cães, no caso dos machos, da barriga também. “O excesso de pêlo que fica por baixo da pata faz o animal escorregar, já nos machos, a barriga deve ser raspada porque o pipi fica voltado para a frente. Quando ele faz xixi, seu pêlo fica sujo.” A freqüência com que deve ser feita a tosa varia de acordo com a raça e a necessidade do seu cachorrinho.

Observe o pet shop que seu animal de estimação freqüenta e repare em alguns detalhes como estes citados abaixo:
  • Pêlos: veja a quantidade de pêlos espalhados pelo local, alguns fios escondidos ali podem causar micoses.
  • Secador: se a temperatura estiver muito alta, pode prejudicar os olhinhos do animal, provocar uma queimadura ou um choque térmico.
  • Produtos usados: seu animal de estimação pode ter uma intoxicação se ingerir alguns produtos. Além disso, a quantidade de perfume que passam nos cães deve ser pequena, isso quando não ocasiona alergia. E procurar sempre levar os objetos de higiene do seu cão (toalha, shampoo, condicionador, escova de dente, entre outros).

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...