Desgruda!

É meio constrangedor ver o seu cão se agarrar na perna da visita ou a uma almofada para fazer movimentos de... você sabe o quê. Mas tem jeito para isso, deixe de malícia. Às vezes essa mania canina de esfregar-se não tem nada haver com sexo. "Até mesmo ao montar em outro cachorro, o animal pode querer simplesmente expressar dominação, testando a aceitação e a submissão do outro", explica o adestrador e zootecnista Alexandre Rossi.

Se estamos falando de um filhote, é provável que essa conduta seja uma espécie de treino para a vida adulta. "No caso, o movimento é uma brincadeira, um exercício", afirma Alexandre. Carência afetiva e tédio também podem provocar o hábito, é a saída que o cão encontra para chamar a atenção do dono.

E onde entra o impulso sexual nessa história? "Se o bicho tiver tendência para uma excitação exacerbada ou sofrer de um excesso de testosterona, por exemplo, aí, sim, acaba se masturbando", explica o veterinário Carlos Donini, em São Paulo. Cabe ao veterinário, então, diferenciar quando se trata de uma atitude, digamos, normal ou não. E se os motivos são hormonais, as opções de tratamento variam. No entanto, se o veterinário conclui que a postura atrevida é pura falta de educação, ele deve orientar o dono sobre como agir em momentos assim.

Tanto os machos quanto as fêmeas às vezes apreciam um certo exibicionismo, especialmente no período do cio. Nem pense em inibir seu cão com gritos ou agressões físicas, o dono deve tirar da frente almofadas ou bichos de pelúcia adotados para a prática sexual. Mas, como não dá para esconder a perna da visita, o melhor mesmo é impedir o ato com um 'não' firme ou um leve tapa nas costas do cachorro, ensina Alexandre Rossi, que também sugere borrifar um pouquinho de água no focinho na hora que ele fizer. A sensação desagradável vai condicioná-lo a não ir adiante. Nada como você distrair o cachorro com passeios e brincadeiras.

Fonte: http://saude.abril.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...