Picadas ou aferroadas de insetos em cães


Os insetos consideram os cães e gatos como predadores, porque são barulhentos, emitem vibrações, odores e calor. E os locais mais comumente atacados são as regiões nasal, oral e ocular. A maioria das picadas de insetos são inofensivas para os cães, mas se a picada for de uma abelha ou de algum tipo de vespa, a área vai ficar inchada e dolorida. Uma possível reação alérgica ao veneno depositado pelo inseto é o problema mais grave que pode acontecer.

Nos acidentes, podem ocorrer sinais como: grande “inchaço” do local picado, náusea, vômito, fraqueza generalizada, edema pulmonar, taquicardia e perda de consciência. Por isso, o animal deve ser levado ao veterinário o mais rápido possível.

Os ferrões devem ser retirados um por um, com um cuidado especial para se evitar a inoculação do veneno. A melhor forma de retirá-los é com a ajuda de alguém que tenha experiência ou um profissional veterinário.

Todo animal picado por um inseto, seja ele cão ou gato, deve receber um anti-histamínico (antialérgico) o mais breve possível, para que os sintomas descritos acima sejam o mais rápido possível atenuado e que o efeito do “veneno” seja anulado. Todo animal que tenha tido submetido a um quadro clínico de alergia por picada de insetos, deve também receber protetor hepático para garantir que o fígado, principal órgão que filtra estas substâncias no sangue, não seja comprometido.

Então é isso AUmigos fiquem de olho para qualquer insetos que observarem, nada como a precaução.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...