Cão agressivo, como lidar com esse comportamento

A agressividade é a razão mais comum pela qual um cão saudável é sacrificado. Às vezes, nos esquecemos de que os cães são predadores e podem causar ferimentos sérios e até mesmo fatais. Um cachorro agressivo é feio e muito assustador.

Você precisa perceber se o seu cão mostra agressividade, a palavra agressão tem um significado específico no campo do comportamento animal. Tudo é relativo o que é agressivo para nós pode ser perfeitamente normal para um cachorro, um bom exemplo é a brincadeira que é vista como uma prática das habilidades do dia a dia. Por isso, é muito comum ver um cão absolutamente normal brincando de seguir, caçar e até matar. Nós identificamos normalmente pela aparência e pelo som, um sinal infalível é a troca de papéis se um cachorro está perseguindo o outro, de repente muda de direção e o perseguidor começa a ser perseguido, pode apostar que é brincadeira. Há várias razões pelas quais seu cachorro pode mostrar um comportamento agressivo. Descreverei alguns tipos de agressão.

Defensiva

O cachorro faz alguma coisa errada. O dono o encontra e dá uma bronca, fazendo o cachorro se esconder. O dono, então, vai a sua procura e leva uma mordida. Qualquer cachorro morde ao se sentir ameaçado, ele só está tentando se proteger. A melhor coisa a fazer quando seu cachorro se esconde após uma bronca é deixá-lo sozinho. Levo isso como experiência da Brida.

Territorial

A agressão territorial é uma das razões pelas quais gostamos de viver com cachorros. Eles defendem seu território, o que pode incluir a sua casa, pertences, comida e os donos. Fazem isso contra qualquer invasor. Sem a agressão territorial, não haveria cães de guarda. No entanto, a agressão territorial pode perder o controle, ela pode aparecer em coisas pequenas como pular, marcar território ou em coisas graves como morder. Mais você precisa ter uma boa relação de dominância com seu cão, ele vai se sentir seguro quando você estiver seguro. Assim, não vai defender o território contra as visitas e carteiros. Ele só defenderá sua casa quando surgir necessidade.

Agonístico (relacionado a dor)

Um cão doente ou ferido sabe que é vulnerável, o mesmo é valido para um cão idoso, com os sentidos mais fracos, reações mais lentas e mobilidade prejudicada. Até mesmo situações que fazem um animal vulnerável sentir que deve atacar e fazer sua própria defesa. Algumas vezes a dor é visível e você pode esperar pela possível agressão. Em outras, entretanto, não é tão fácil notar antes que seja tarde demais, se você está agradando ou brincando com seu cachorro como sempre faz e ele rosna e tenta morder você de repente, suspeite de alguma dor e leve-o ao médico.

Reprodutivo

Este tipo de agressividade provavelmente não precisa de explicação. Onde houver uma cadela no cio, os cachorros não castrados saberão onde e tentarão chegar até ela de qualquer maneira, inclusive brigando uns com os outros. O instinto de reprodução pode ser o motivo de brigas entre cães e até mesmo de ataques fora do normal aos membros da família.

Um comportamento agressivo não é uma coisa que possa ser ignorada ou desprezada, a vida do nosso cachorro depende disso, se ele tem feito ataques sérios, especialmente de repente e sem ter sido provocado, faça uma exame geral com seu veterinário ou um especialista em comportamento animal imediatamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...