Cio: a época do namoro dos cães

Me inspirei nesse texto hoje, pelo motivo da minha filhota ter entrado no seu 3o. cio e até agora nada de encontrar um namoradinho. Poxa fico triste, quero muito que ela seja mamãe. E começarei a fazer uns anúncios da foto dela e espalhar pelos pet shops, mais eu só recebo notícias que é difícil arranjar um Bichon Frisé macho, aparecem muitas fêmeas no consultório e no banho. E vou na tentativa de encontrar esse namoradinho para ela.

Entendendo um pouco sobre a reprodução das cadelas.

O que é cio?
Consideramos que uma cadela está na puberdade quando ela tem seu primeiro cio. Ele ocorre entre 7 a 10 meses de idade, na maioria das raças. O cio é a época de "namoro" da fêmea, pois fora desse período ela não aceita a cobertura do macho. Diferentes das fêmeas, os machos não apresentam cio e podem acasalar em qualquer época.

Os machos podem detectar o odor das fêmeas no cio a uma grande distância. Um ferormônio é eliminado junto com a urina das cadelas nessa fase, e é ele que atrai os machos.

Como identificar o cio:
A região genital externa das cadelas (vulva) começa a inchar e observa-se um sangramento de leve a moderado. Chamamos de primeiro dia do cio, o dia em que se observa o início do sangramento.

Duração do cio:
Em média, o cio das cadelas dura de 15 a 16 dias.

Freqüência do cio:
O cio das cadelas manifesta-se a cada 6 meses, normalmente. Mas há cadelas cuja frequência varia a cada 5 ou 7 meses, o importante é que o intervalo seja constante.

Períodos do cio:
Na primeira metade do cio, observa-se um sangramento leve que diminui ou desaparece totalmente em torno do 7o. ou 8o. dia. Nesse período, a cadela deixa-se cheirar pelo macho, mas não aceita que ele monte sobre ela. Na segunda metade do cio, apenas o sangramento é evidente, embora muitas cadelas ainda possam sangrar. Nessa fase, as cadelas permitem a monta e o acasalamento com o macho. O final do cio é notado pela diminuição evidente da região genital e quando a fêmea passa a rejeitar o macho.

Evitando que a fêmea fique prenha: não permitir que ela tenha contato com machos do 7o. ao 15o. dia (ou final) do cio. A castração é uma excelente opção para quem não quer que seu animal tenha crias. Uma vez castrada, a fêmea não terá o inconveniente do cio. O uso de anticoncepcionais não é um método totalmente seguro para a saúde do animal.

"Cio seco":
Algumas cadelas não apresentam sangramento durante o cio. Nessas fêmeas, é muito mais difícil identificar o momento certo para o acasalamento. Para quem tem um casal de cães e não tem muita experiência, isso é um problema pois os acasalamentos indesejáveis poderão acontecer. Algumas pessoas, por não perceberem sangramento na fêmea, acham que seus animais nunca tiveram cio. Cadelas mais velhas podem apresentar cio seco.

As fêmeas têm cio até o final da vida. Não existe a "menopausa" em cadelas.

Ninhadas: ter ou não ter, eis a questão.

Chegou aquele presente tão desejado em casa. Aquela pequena filhote que esperavam a tanto tempo. O que a maioria das pessoas não vislumbra no futuro, é que esta cadelinha levada e sapeca um dia poderá ser mãe de outros lindos filhotes. E muitas vezes não desejados ou até mesmo abandonados. Então o que fazer?

O que todo proprietário deveria estabelecer desde o começo da vida de sua cadelinha é: Vou querer que ela cruze no futuro? Sim ou não? Quando? Caso não existam planos para que ela seja uma futura mamãe, o ideal é procurar realizar a esterilização cirúrgica (castração) precoce ou não.

Bem, depois de tanta informações, o ideal é programar a futura vida de sua fêmea. Caso não existam planos para que ela seja uma futura mamãe o ideal é castrá-la. Na minha situação eu não penso e nem pretendo castrá-la jamais!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá.. Minha irmã tem um bichon frisé macho.. E gostaria de conhecer a Brida. Caso haja interesse, o email dela é pricily@hotmail.com

Obrigada! Darly Torres

lembrancas e cup cake disse...

tenho um bichon frise macho com pedigre e estou procurando uma feme email alessandra.castanheira@uol.com.br

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...