Cães que dormem com os donos


Pesquisa divulgada este ano pela Comissão de Animais de Companhia (Comac), mostrou que 55% dos cães dormem dentro de casa e 23% dentro do quarto dos donos. É cada vez mais comum nós encontrarmos donos que residem em apartamentos com seus cães e também saber que os cães dormem no quarto ou até mesmo na cama de seus donos, principalmente sendo de raça de pequeno porte.

Dentro dessa nova realidade, quais são as conseqüências desta rotina para o comportamento do cão, será que isso é bom ou ruim?

O cão é um animal social que está intrinsecamente inserido na rotina da sua "família humana". Se pensarmos nos ancestrais, eles costumavam dormir juntos, aninhados, pois assim conseguiam se proteger, ficando menos vulneráveis, além de se manterem aquecidos. Para os cães, dormir próximo aos humanos equivale a estar próximo de sua família!

Alguns cães já são acostumados e se aproximam logo na hora de dormir, alegando que trata-se de um fator que aumentará o vínculo afetivo entre cão e seu dono. Mas, por outro lado, a análise desta situação tão cotidiana atualmente leva-se em conta conseqüências importantes, relacionadas a saúde e ao comportamento do cão. Cães que dormem com os donos são extremamente apegados a este. São aquelas "sombras": onde a pessoa vai, o cãozinho está atrás. E, cães muito "grudados" tendem a desenvolver ansiedade de separação. E se, além disso, dormem próximo aos humanos de sua família, tendem a sofrer muito mais quando separados destes.

Quanto a higienização

Um ponto a ser considerado são as condições de higiene, médicos orientam pessoas que dormem com seus cães a tomarem cuidado especiais com a limpeza das patas, vermifugação e vacinação. Cães que dormem em qualquer lugar devem ter sua saúde muito bem cuidada. Pessoas alérgicas, segundo os médicos, não devem permitir que os cães estejam tão próximo na hora de dormir.

Então o que devemos fazer, o que é o certo?


Acredito que o certo ou errado fica a critério de cada um. Visando o bem estar do cão, se a opção for deixá-lo dormir no quarto, ele deve ser bem treinado em relação a sua independência.

Ignorá-lo em determinados momentos, mudar de direção, especialmente quando este se torna a "sombra", também é interessante. Incentivar o cãozinho a brincar em outro cômodo, sozinho, enquanto o dono está em outro lugar, ajuda a mostrar a ele que a ausência do seu dono também é boa. Incentivar o cão a dormir em sua própria caminha e até evitar que ele suba na cama do dono.

Um cão obediente, bem treinado em limites e um dono consciente daquilo que se deve ou não permitir ao cachorro sempre resulta a uma boa convivência, mesmo quando se opta por deixar o cão dormir no quarto. Por este modo e com bom senso, não vejo problema em permitir que o cão durma próximo ao dono.

A Brida dorme no meu quarto, ela as vezes da uma de sombra e fica me seguindo, ou então sai andando pela casa sozinha e brinca com todos. Quanto a ter ansiedade de separação, chorar, latir eu não tenho problemas quando fica sozinha.



2 comentários:

Frida e Nina disse...

Eu faço a mesma coisa, Brida!
Adoro dormir no quarto da mamãe, mas só peço pra subir na cama quando o despertador toca. É que ela é preguiçosa e precisa da minha forcinha pra levantar. Mas aí eu subo e ajudo na preguicinha hehehe

Lambeijokas da Fridoca
----------------------
Blog Meu Cão Minha Cara
http://meucaominhacara.blogspot.com

Bia disse...

A Mity dorme na minha cama kkk

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...