A importância de entreter o cão

É triste com a nossa correria do dia a dia, os cães estão cada vez mais dentro de casa, convivendo de perto com os seus donos, as casas muitas vezes não são o suficiente espaçosas, o crescente número de apartamentos, a falta de quintais espaçosos com isso os donos por motivos de trabalho e sem tempo deixam levar-se pela ocupação e não se dedicam tanto aos animais de estimação. Conseqüência disso os cães passam muitas vezes por longos períodos do dia sozinhos e alguns sem atividades físicas.

E isto é péssimo para a saúde mental dos cães, eles por natureza, devem gastar energia diariamente. Os lobos, seus parentes distantes, passam grande parte do tempo caminhando, à procura de comida, cuidando dos filhotes, procurando abrigo. Os cães atuais não fazem nada disso, recebem tudo de forma bem fácil dos donos.

Assim, muitos cães acabam desenvolvendo problemas comportamentais como lambidas excessiva das patas, compulsões, comportamentos repetitivos, sonolência, apatia ou latidos em excesso, ansiedade, dentre outros.

O que fazer, então? ATIVIDADES! Procurar coisas para fazer, se distrair, farejar, procurar, roer, destruir. Sim, pois um cão entretido é um cão saudável!

A seguir, algumas dicas que ajudam a enriquecer o ambiente com atividades que ocuparão a mente do cão e promoverão gasto de energia (destacando que os passeios são essenciais para todos os cachorros).

Ossos e Brinquedos para roer

Mastigar coisas é uma atividade apreciada pelos cães, nada como estimulá-los a mastigar ossos e brinquedos próprios. Assim, evita-se o hábito de roer outras coisas da casa e eles são capazes de nos surpreender improvisando quando o assunto é tédio. Ossos naturais, cordas, ossos de acrílico são ótimos.

Côco verde também costuma ser muito apreciado como objeto a ser destruído, especialmente pelos cães grandes, as fibras que são liberadas depois da bagunça são fáceis de limpar. Outros cachorros adoram mastigar garrafas pet vazias (sem o rótulo e tampa).

Caçar comida e brinquedos

Esconder petiscos, frutas, grãozinhos de ração em cantos onde o cão costuma ficar estimulará seu olfato e o entreterá por bastante tempo (quanto mais difícil o esconderijo, melhor). Outra opção são os brinquedos onde é possível inserir petiscos ou algo que o cão goste de comer. A liberação ocorrerá aos poucos e dependerá de movimentos que o cão fará com a pata ou com o focinho.

Uma dica caseira e simples, é oferecer ao cão uma garrafa pet (sem o rótulo e tampa), com furos redondos feitos com tesoura e que permitam a saída dos petiscos. Grande parte dos cães costumam adorar este brinquedo e podem ficar bastante tempo se distraindo, fazendo com que a "garrafa mágica" libere os petiscos gradualmente. 

Quebra Cabeça Canino

Excelente para estimular o cão a resolver problemas: colocam-se petiscos nos buracos e o cachorro somente conseguirá comê-los ao mover algumas peças. Usando a criatividade e conhecendo as particularidades do cão, é possível inventar várias atividades que entreterão, mantendo-o mentalmente ocupado. Afinal, nenhum ser vivo se sente totalmente feliz entre quatro paredes, sem absolutamente nada para fazer.

Lambeijokas da Bridinha.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...