Bafo animal

Ao contrário do que muita gente pensa o mau-hálito não pode ser considerado algo comum em cães. O cheiro ruim, além de atrapalhar a convivência com os humanos, é um sintoma de que o animal pode estar sofrendo com uma doença metabólica, uma alteração no trato gastrintestinal ou com o acúmulo de placa bacteriana nos dentes e gengivas.

De acordo com o veterinário Ricardo Radighieri, aproximadamente 75% dos animais que apresentam mau-hálito com mais de 3 anos de idade, sofrem de problemas periodontais. Provocada pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes e gengivas, conhecida por tártaro precisa ser tratada de maneira adequada, pois além do cheiro pode provocar a perda dos dentes e possibilitar infecções em órgão vitais como rins, coração e fígado. Assim como nos humanos, a cavidade oral dos cães possuem naturalmente uma vasta população de bactérias que em condições saudáveis não provocam malefícios ao organismo. A falta de higiene combinada ao acúmulo de restos alimentares faz com que essas bactérias se proliferem rapidamente e se instalem principalmente entre dentes e gengivas causando o mau cheiro.

Eles também precisam de um especialista

Apesar de ainda ser comum encontrar donos que nunca tenham ouvido falar de tratamento dentário em cães, a conscientização sobre a necessidade de realizar a higiene e visitar um odontologista vem crescendo. Apesar de alguns donos ainda acharem que escovar os dentes de cães ou fazerem tratamentos dentários anualmente é uma besteira.

O ideal é que a cavidade oral dos animais seja examinado por um veterinário pelo menos uma vez por ano, é ele quem vai identificar a real necessidade do tratamento periodontal e recomendar os cuidados que devem ser realizados.

Para prevenir

O veterinário lembra que a higienização oral deve ser feita da mesma forma que nos humanos, pelo menos uma vez por dia. "Se a escovação for feita a cada dois dias ainda é possível obter resultados preventivos", alerta. "Escovar os dentes do animal uma vez por semana ou quando ele vai tomar banho não gera um resultado preventivo".

Radighieri explica que a escovação pode ser feita com creme dental, contanto que seja para cães, pois os cremes dentais humanos não podem ser engolidos. O ideal também é usar escovas para cães que tem a cabeça e angulação apropriadas. Ele lembra que independente da idade do animal, é possível condicioná-lo a aceitar a escovação dentária. "O processo é mais trabalhoso e exige paciência".

Depois das dicas é correr para cuidar do seu animal. Prevenção é sempre bom!

Lambeijokas da Bridinha



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...