Cães observam como as pessoas se tratam para "julgar" o caráter delas


Os cachorros são muito bons em interpretar interações sociais entre as pessoas. Essa foi a conclusão de Sarah Marshall-Pescini, da Universidade de Milão, que testou a inteligência canina.

Os cientistas já sabiam que o melhor amigo do homem fica de mau humor quando é tratado de forma injusta e que sabe quando está sendo observado. Mas o que não se sabia era que os cachorros conseguem tirar conclusões sobre o caráter das pessoas simplesmente ao observar como elas tratam umas às outras.

Para mostrar como os cachorros são bons em "estudar" os humanos, Sarah e sua equipe fizeram os animais observar com que rapidez dois atores repartiam cereais e pequenos pedaços de salsicha com um mendigo que apareceu implorando por um pedaço.

Depois que o mendigo foi enxotado com um gesto duro e um sonoro “não” ou recebeu um petisco saboroso junto com algumas palavras amigáveis, os cachorros puderam escolher de qual ator queriam se aproximar. Os cachorros foram direto para a pessoa generosa e não se tratava de uma preferência pela voz mais amigável. Se o mendigo não estava presente e os cachorros não conseguiam distinguir quem era mais generoso, eles não tendiam mais a se aproximar do ator com voz gentil do que daquele que tinha uma voz mais dura.

No entanto, tudo indica que os cachorros usavam o tom de voz para julgar o caráter porque, quando os atores usaram apenas gestos, os cães tiveram muito mais dificuldade para escolher o mais gentil.

- Ficamos surpresos ao descobrir que a voz tinha mais impacto do que os gestos, explicou Sarah, acrescentando que até agora a maioria dos estudos sugeria que os cães eram mais observadores talentosos do que bons ouvintes.

Os pesquisadores dizem que as habilidades psicológicas dos cães foram desenvolvidas durante o processo de domesticação.

Fonte: ANDA.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...