Passeio? Obaaa!!!


Não importa se seu cachorro faz xixi no jornal na área de serviço ou no quintal. Ele precisa passear todos os dias. Para o cão, sair para passear é muito mais que uma ‘voltinha’ para fazer as necessidades”, reforça o comportamentalista e adestrador Gustavo Campelo.

Mas afinal, quais são os benefícios do passeio? O consultor de comportamento canino responde:

“Quantos minutos seu cachorro passeia diariamente? Infelizmente a maioria dos proprietários não sabe a verdadeira importância do passeio para o cães. Outros até sabem que é importante, mas usam a desculpa universal dizendo que não têm tempo para sair com o animal. Quando o cão sai de casa, o cachorro recebe uma inundação de estímulos visuais, auditivos e olfativos. Isso mantém a cabeça do cão sempre ativa.

É como se ele estivesse lendo o jornal do dia. Ele saberá pelo olfato que outros animais passaram por ali, assistirá os carros e outros cães passando e ouvirá todos os sons ao seu redor. Além disso, é uma atividade física, uma válvula de escape para o acumulo de horas e horas de descanso dentro de casa.

Cada animal precisa de uma quantidade de exercícios proporcional ao seu grau de energia, mas todos os cães precisam de pelo menos 30 minutos de caminhada diária.

A falta de caminhadas diárias pode tornar o cão hiperativo e destruidor. O cão tem uma energia quase inesgotável e, se ele não gastar um pouco dessa energia nesse tipo de exercício, pode direcioná-la para outras atividades, muitas vezes incorretas como destruir móveis, portas, mesas ou simplesmente correr alucinadamente pela casa com o risco de derrubar tudo e se machucar.

Na verdade, existem inúmeras razões para tornar o passeio bem legal. Eu e a Brida somos acostumadas a passear pelo menos umas 4 vezes por semana, percebo que o nosso vínculo se fortalece cada vez mais, até porque eu faço do passeio uma atividade agradável entre nós duas, uma troca, além disso, ninguém pode negar que uma caminhada é extremamente saudável para os bípedes também. E conforme for fazendo os passeios, percebo a necessidade de nós duas. Nada de desculpas, o cachorro é resistente a variações climáticas, então não se acomode em estar muito frio ou ficar com preguiça porque está muito calor.

E é claro não esquecendo de refrescar seu animal com a água. Existem vários modelos de garrafas para eles. O da Brida é bem prático que vem junto a garrafinha e quando dobra vira a vasilha de beber.


É simples, separe os acessórios do animal de estimação, coloque o mais confortável tênis em você e no seu animal e é começar a se divertir. BOM PASSEIO!!!!!!!

Lambeijokas da Bridoca.

Cachorros assistem televisão?



Temos a ilusão de que os nossos animais de estimação estão realmente assitindo a mesma programação que nós na televisão, mas a sua transmissão é calibrada para a percepção do olho humano, que é de 60 quadros por segundos, já os cachorros enxergam em 80 quadros por segundos. Para os nossos animais a televisão é apenas uma sequência de imagens alternadas com telas pretas.

Como as lentes dos olhos canino são mais achatadas que as humanas, o cachorro não pode ver muitos detalhes e também se aplica a objetos a distância (eles não conseguem enxergá-los direito). Os olhos dos cachorros são mais sensíveis à luz e ao movimento, algumas raças têm a visão de 270 graus, enquanto a humana é de 180 graus. Portanto, se o seu cachorro realmente assiste TV, saiba que ele está distraído com imagens aleatórias, confusas e com alguns quadros pretos no meio. =D

Fonte: Revista VEJA

Lambeijokas da Bridoca.

Bridinha e seus sapatinhos




Ganhei de presente da mamãe e como sempre ela inventa tudo. A novidade é que só ando de sapatinhos e eu quero mais é sair para passear e agora posso pisar na grama, lugares molhado sem preocupação e sem deixar a mamãe nervosa de olho nos meus passos. No início está sendo engraçado ela anda com os sapatos correndo, não tem jeito ainda só com o tempo por isso eu deixo ela em casa para ir acostumando.

Não pensem que é fácil encontrar sapatinhos para cães que não é, na loja de petshop que eu achei na Argentina tinha para todos os tamanhos eu trouxe o número 2 e ainda ficou grande, infelizmente não tinha opções de cores, fiquei em dúvida devido as patinhas da Brida serem pequenas e os pêlos enganarem. O modelo do sapatinho dela possuem solado de borracha, são confortáveis, acolchoados, tem zíper e o ajuste é no velcro também.

Para quem pensa como eu na higiene e proteção das patinhas dos nossos animais de estimação, os sapatinhos para cães ajudam e é ideal para não sujar as patinhas em passeios na rua ou em dias de chuva também protegendo do calor ou frio excessivos, de vidros e sujeiras.

Lambeijokas da Bridoca!

Cachorros são mais inteligentes que gatos

Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford acaba de comprovar o que todos os donos de cães já suspeitavam. O melhor amigo do homem é, de fato, bem mais inteligente que os gatos. O estudo, publicado na revista especializada ‘Proceedings of the National Academy of Sciences’ desta semana, avaliou a evolução cerebral de diversos mamíferos ao longo de 60 milhões de anos.

Os pesquisadores descobriram que a inteligência animal está diretamente relacionada a dois fatores. O primeiro é o grau de sociabilidade dos animais. Bichos que preferem viver em bando são mais espertos que os mamíferos solitários. O outro é o tamanho do cérebro em relação ao corpo.

Os cachorros sempre foram considerados mais sociáveis que os gatos. Descobrimos que esta interação maior entre alguns animais, como os cães, estimula o desenvolvimento cerebral – explica a pesquisadora Susanne Shultz, coordenadora do estudo.
Segundo ela, a pesquisa comprova que a sociabilidade ajudou a aumentar as conexões cerebrais dos cães ao longo dos anos. Espécies com um maior grau de sociabilidade evoluíram muito mais rápido que as solitárias.

De acordo com Susanne, o estudo comprovou também que os cães, ao contrário dos gatos, tem uma boa capacidade de resolver problemas.

Fonte: O Globo Online

Mais pera ae amigos felinos: particularmente não concordamos muito... embora seja uma pesquisa séria tem vários fatores que influenciam o tipo de estimulação que o animal recebe e as características da raça. Cada um tem seu jeitinho especial de aprender e se socializar.

Lambeijokas da Bridoca!!

Disfarçando para mamãe


Eu sou o chiclete da mamãe e isso nem é mais novidade, toda vez que ela sai do quarto para outros lugares da casa eu corro atrás para acompanhá-la. Na maioria das vezes eu vou bem devagarpara ela não perceber. E hoje foi engraçado, ela estava no banho e eu quis mudar ao invés de esperá-la deitada na porta eu preferir ficar deitadinha no sofá e mais, com o focinho escondido.

Mamãe saiu do banheiro e deu muitas risadas e como sempre tirou fotos...

Lambeijokas da Bridoca!!

Brida e minhas almofadinhas

Olha eu toda lindona...




Olá aumiguinhos...
E hoje começa mais uma semana, segunda-feira preguiçosa.

E como eu adooro ficar deitadinha, a mamãe trouxe umas almofadinhas de viagem que o nome é Almohadones Tokame bem gostosinhas para ela só que quem tomou conta foi eu... Elas são muito macias e se depender delas eu passo o dia relaxando.

Boa semana para todos,

Lambeijokas da Bridoca!!




As patas

Geralmente, os cães não gostam que toquem nas patas, a Brida então fica rosnando e com caretas. Mas é preciso verificar se o pêlo entre suas unhas e dedos não está emaranhado ou infectado. Eu verifico toda vez que estou escovando os seus pêlos. Faça assim:

Remova os nós

Usando uma tesoura, corte o pêlo para nivelar com a pata.

Em seguida, corte as unhas do cão. Ele não vai achar isso tão divertido quanto uma brincadeira,
mas é necessário garantir sua boa saúde.

Use cortadores de unha do tipo"guilhotina" para cães.

Corte apenas o gancho da unha. Nunca corte a carne da unha que pode derramar sangue. Corte também os esporões: a parte da pata parecida com um dedo polegar. Se deixar crescer,
eles enrolarão e pinicarão a pele.

Simples é só seguir essas dicas, mas caso você não tenha coragem, tempo e até mesmo jeito para essas coisas não se preocupe que no banho e tosa dos petshops eles se encarregam de fazer o mesmo.

Lambeijokas da Bridoca.

Pelos sem nó

Xii, deu nó...

Você vive tosando seu cãozinho para desembaraçar a pelagem dele. Mas o problema é que, com a tosa, vão embora não só os nós, mas também aquele visual fofinho e a proteção deles contra o frio e o calor. Os pelos criam uma camada protetora que refresca o animal nos dias mais quentes do ano.

O que causa os nós?

Má alimentação, falta de escovação diária, uso de roupinhas ou coleiras peitorais, pelagem dura e ressecada por verminoses, excesso de banhos, e uso de xampus, condicionadores e escovas inadequados.

Como devo pentear o animal

Todos os dias, use de maneira delicada uma escova de pinos sem bolinhas na ponta. Finalize com pente de aço.

Dar banho resolve?

Não. Só dê banho quando o pelo estiver desembaraçado. Molhados, os nós não se desfazem.

Como desembaraçar?

Use spray específico para amolecer os nós. Caso só a tesoura resolva, vá com cuidado para não pegar a pele presa no meio do emaranhado.

Que produto previne nós?

Experimente usar um condicionador específico para dar ou tirar volume, de acordo com a raça. Seque com toalha e, depois, com secador morno.

Evite as manchas de lágrimas

  • Cães das raças maltês, poodle, yorkshire e lhasa ficam com o pelo manchado ao redor dos olhos.
  • Limpe a região diariamente com algodão umedecido em água morna ou soro fisiológico.
  • Manter os pelinhos bem aparados diminui a irritação nos olhos e ajuda muito a reduzir o lacrimejamento do seu bicho de estimação.


Será que você estraga seu cachorro?

Mesmo com a melhor das intenções, pode ser que você esteja prejudicando a saúde do seu animal de estimação. Vejam algumas maneiras para você poder se policiar.

Reforçando os ciúmes

O animal de estimação não deixa ninguém chegar perto de você? Isso pode causar problemas a todos. Quem deve repreendê-lo é você. A bronca dada pelos outros só piora o comportamento do "reizinho ou rainha".

Deixar o filhote dormir no seu quarto

Ele precisa se habituar a dormir sozinho desde pequeno. Ponha na caminha um pano com o cheirinho da mãe dele, para o caso de bater uma saudade.

Alimentá-lo com comida de gente

Ignore o olhar pidão até que seu cachorro desista, ou você nunca mais terá sossego durante as refeições...

Deixá-lo passear na rua sem usar a guia

Por mais esperto e obediente que seu cachorro seja, acidentes acontecem. Então, ao dar uma voltinha, só com coleira e guia.

Dar sua sobremesa

Balas, chocolates e outros alimentos açucarados criam cáries, prejudicam o aparelho digestivo e causam obesidade. Esqueça e guarde aquela caixa de bombons só para você.

Deixá-lo roer ossinhos de frango

Erga as mãos pro céu se até agora nada aconteceu. As lascas dos ossos formam espetos que podem causar perfurações no aparelho digestivo. Nem pensar.

Mantê-lo sempre preso

Entre os vários distúrbios de comportamento, seu cão pode se tornar agressivo se ficar preso o tempo todo podendo até atacar você. Passeie com ele todos os dias.


Acabou as férias

Sem dúvida tirar férias é maravilhoso, ainda mais voltando pela segunda vez na Argentina e dessa vez aproveitamos mais ainda. Foram 16 dias de muita curtição com familiares e amigos.

O que me deixou mesmo de coração apertado foi que a minha filhota Bridoca não pode ir, mas ela ficou em ótima mãos e bem cuidada pelo papai. Resolvemos não levá-la por ser uma longa viagem se nós mesmos cansamos imagine ela que é ansiosa e nervosa não ia dar certo no avião. Todos os lugares em que eu passeava eu olhava os donos passeando com seus cães, só pensava na Brida o quanto ela ia adorar estar comigo. O pessoa de lá ama cães, cuidam muito bem e tratam como pessoas, acho bem legal esse carinho com os animais seja qual for o tamanho, raça o companheirismo muito lindo de se ver. Brida não foi mais o bom é que eu fiz muitas compras para a minha pequena e trouxe novidades de roupinhas, lacinhos, sapatos, comedouros tanta coisa para ela que é para descontar por não ter ido com a mamãe.

E por esta ausência da viagem, estamos voltando aos poucos com novidades e muitos posts!

Lambeijocas da Bridoca!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...