Orelhas dos nossos cães

Olá aumiguinhos, trago esta pergunta, orelhas dobradas para trás revelam o que? satisfação ou alerta? Nós como somos companheiros dos nossos cães e eles dependem de nós, devemos saber e entender alguns gestos comuns, além de expressões que não costumamos sempre ver. Tudo isso serve para entendermos mais a linguagem dos nossos aumiguinhos.

A maioria das raças caninas consideradas primitivas tem as orelhas grandes e pontuadas, que, além de facilitar a audição, servem para transmitir, mesmo à distância, mensagens para outros aumiguinhos. A reprodução seletiva alterou esse aspecto, dificultando a leitura desse importante órgão de comunicação, mas, para quem observa bem, tanto orelhas pequenas e eretas quanto grandes e caídas passam mensagens. As orelhas dos cães movem-se para frente e para trás, abrem-se e fecham, assumindo formas diferentes de acordo com a emoção do nosso cão.

Quando estão em alerta

Na medida que o cão começa a se interessar por algo, as orelhas se movem para frente com suavidade, em cachorros de determinadas raças, esse movimento é facilmente percebido, já nos cães de orelhas longas é preciso atentar para o couro cabeludo. Conforme aumenta o interesse do nosso cão, o movimento também se intensifica, a posição indica somente o grau de interesse do cão sem revelar nada sobre a sua emoção e dependendo de como a situação se desenvolve o interesse pode crescer, levando o nosso cão a tomar alguma iniciativa, se não as orelhas permanecem a posição normal. As orelhas em pé demonstram o interesse total e começa a dominar toda as outras partes do corpo, como sinalização da cauda erguida e a leve inclinação lateral da cabeça. Quando estão sem entusiasmo o cão manifesta pouco interesse em algo e não pretende entrar em ação, as orelhas são os principais indicadores dessa postura.

Orelhas para trás

Quando nosso cão posiciona suas orelhas para trás, o cão pode estar se sentindo desconfortável, apreensivo ou agressivo ou até mesmo a combinação de todas essas emoções. Se o seu cãozinho rosna, pode apostar é sinal de agressividade. Agora se uma das orelhas fica encostada na cabeça enquanto a boca continua fechada, a reação talvez seja de medo. Quando um cachorro sente que seu espaço está sendo invadido, sobretudo por outro cão, pode posicionar as orelhas como uma seqüencia de sinais de alerta. Na maioria das vezes os cães mais submissos emitem sinais de alerta retraindo as orelhas, ao mesmo tempo em que sua expressão corporal pode revelar ansiedade.



Hora da pausa


Eu acreditava que a minha cachorra por dormir o dia inteiro fosse a mais preguiçosa do mundo. Mais parando para observar ela é idêntica a sua dona que se pudesse passava o dia todo sem fazer nada.
Os cães podem enviar grande variedade de sinais para indicar que não querem se envolver em algo. É difícil distinguir esse comportamento e dividi-lo. As atividades de afastamento em geral ocorrem quando um cachorro está em lugar desconhecido e se sente pouco à vontade, cheirar o chão, lamber ou mordiscar pêlos das patas ou bocejar são iniciativas que emitem tal mensagem que informam que o cão não se interessa em participar daquilo que ocorre em sua volta.

Descanso

Não existe posição fixa para os cães descansarem. Alguns costumam se enrolar para dormir (como forma de aquecer o corpo e também de ficar menos exposto durante a soneca), uns parecem preferir deitarem de lado, com o corpo esticado e de barriguinha para cima que é uma das preferidas da Brida. Os cães não repousam em situações de desconforto e na presença de outro animal ou pessoa que os deixa incomodados, se recusam a dormir. Uma esticada do tipo "espreguiçada", muitas vezes transmite como uma mensagem: "estou muito ocupado me espreguiçando, nem ligo para você".


Acho lindo quando a Brida se alonga começa pelas patas inferiores e depois para as superiores, o ato de se espreguiçar é comum ao acordar ou quando o cão passa do período de descanso para alguma atividade. Alguns cachorros esticam cada parte do corpo e só entram em ação depois desse "alongamento".


Escovando os dentes


Tem cachorros que não costumam escovar seus dentes, as vezes pela falta de tempo do seu dono ou até mesmo por falta de costume ou por não deixar, nada como habituá-lo aos poucos a este processo. Você sabe quantos dentes o cachorro tem? Os filhotes possuem 28 dentinhos de leite. Isso mesmo, os filhotes possuem dentes de leite que começam a cair por volta dos 3 meses e meio de idade. Logo em seguida começam a aparecer os dentes definitivos que na maioria das raças são 42. O cães costumam estar de “dentadura” totalmente nova, ou seja com os dentes definitivos totalmente posicionados por volta dos 7 meses de idade.

A falta de escovação da boca do seu cão causa mais do que o famoso bafo-de-onça, ela ajuda na proliferação de bactérias que criam as placas bacterianas, o acúmulo de tártaro (uma crosta amarelo-amarronzada que aparece principalmente nos dentes caninos e molares dos cães), e mais do que isso, podem provocar outras doenças em outros órgãos do corpo do nossos cães, uma boca doente não se resume apenas a um bafo ruim, nem mesmo se resume apenas a boca. O coração, o fígado, os rins, o trato intestinal e até as articulações de nossos cães podem ser afetados. Algumas destas doenças são:
  • Gengivite: inflamação das gengivas que pode se transformar em periodontite. Os sintomas da gengivite são sangramentos e vermelhidão da gengiva, desconforto e dor, além de dificuldade em mastigar.
  • Periodontite: mais séria do que a gengivite, a periodontite é uma infecção que pode se espalhar pelos tecidos e pelos ossos em que as raízes dos dentes se prendem. O comprometimento destes ossos pode levar a perda dos dentes e é irreversível.
Outra dica importante é que alguns cachorros não gostam de certas pastas de dente, teste diferentes tipos até achar um creme dental que ele goste. É preciso lembrar que o cão não tem como enxaguar a boca e cuspir a pasta de dente, como nós fazemos. O flúor contido na nossa pasta faz mal se for engolido, e os componentes da pasta de dentes humana podem causar irritações no estômago dos nossos cães. A pasta de dentes dos cães é formulada especialmente a eles, é segura se for engolida e não faz mal. Além disso tem diversos sabores agradáveis para nossos amigões, o que facilita a tarefa de acostumá-los a deixar escovar os dentes, nos Pet Shop daqui de Manaus eu só encontro as pastas de dentes com sabores chocolate e carne. Os cães têm a gengiva bastante delicada e sensível, usar uma escova de dentes inadequada pode machucá-los, causando desconforto e dor. O ideal é usar uma escova apropriada, ou uma “dedeira” que é uma escova de borracha que você coloca no dedo, massageia e escova os dentes do seu cão com a maior facilidade.

Ao ensinar o seu filhote a relaxar e deixar ter seus dentes escovados e a gengiva massageada, você estará contribuindo para que ele tenha uma vida mais saudável e também estará desenvolvendo um importante trabalho na educação e na relação entre vocês dois, relaxar e deixar o dono escovar a boca é um sinal de confiança por parte do filhote. Primeiro, passe a escova de dentes perto da boca do cachorro, do lado de fora mesmo, para que ele perceba e se familiarize com o objeto, não deixando mordê-la. Associe este momento a brincadeiras, petiscos, agrados e carinhos. Depois, massageie os dentes e a gengiva do cão com os dedos, pra ele ir se acostumando com o movimento. Comece escovando um ou dois dentes apenas, pare um pouco, brinque e faça um carinho. Passe para quatro dentes, e assim sucessivamente. Todo este treinamento pode levar alguns dias, portanto tenha muita paciência, só faça o procedimento completo quando ele já estiver à vontade com a escova.

Consulte sempre o seu veterinário de confiança e siga à risca os conselhos dele. É importante evitar uma limpeza de tártaro prevenindo o problema, escovar os dentes é saúde.

Mordidas de cães

Hoje estou muito chateada com a Brida, pois no momento em que eu estava passando remédio em suas patas, ela aproveitou minha distração e mordeu o meu dedo, nossa nem queiram imaginar o quanto dói e além disso o local fica inchado e latejando. Por este motivo irei escrever um pouco sobre esse assunto de mordidas que nos preocupa tanto. Quem convive diretamente com animais de estimação está sujeito a levar mordidas e arranhões. Pode ser algo leve e sem importância, ocorrido durante uma brincadeira. Mas se o animal atacar por agressividade ou reação à dor, a mordida pode ser grave e necessitar de cuidados.

A boca dos cães possui vários tipos de bactérias, assim como a nossa. Algumas delas são patogênicas, isto é, podem causar doenças. Se compararmos as consequências da mordedura de um cão e a de um gato, veremos que as mordidas dos felinos têm uma chance dez vezes maior de causar infecção aos humanos que a dos cachorros. Isso porque os dentes dos gatos são bem mais afiados e, portanto, a mordedura é sempre mais profunda e difícil de ser totalmente desinfetada.

Sempre que houver um acidente de mordedura causada por um cão em que haja arranhões ou sangramentos, é importante fazer a imediata desinfecção do local com água e sabão e, se possível, aplicar um antisséptico. Dependendo da profundidade e gravidade da mordida, o médico pode prescrever antibióticos.

Costuma-se dizer que a saliva do cão é cicatrizante e algumas pessoas ainda acreditam nisso, acham que se o cachorro da casa lamber uma ferida humana, ela cicatrizará mais rápido. Isso é um engano, pois o risco de contaminação por bactérias da boca do cão é muito maior do que qualquer poder cicatrizante que a saliva canina, supostamente possa ter. Quanto à transmissão da raiva pela mordida ou arranhão, ela só acontecerá se o animal estiver infectado com o vírus. Como a maioria dos animais domésticos são vacinados anualmente, esse risco é mínimo.

Uma mordida leve de um animal de estimação pode não ter qualquer conseqüência, como ocorre na maioria das vezes. Porém, pessoas com o sistema imunológico fraco, assim como idosos ou crianças muito pequenas, podem ter conseqüências mais graves com infecções generalizadas.

A mordedura do gato pode causar vermelhidão, inchaço e dor local em poucas horas. A infecção irá restringir-se ao local da mordida e regredir, ou progredir para sintomas generalizados com febre e mal estar. A mordedura do cão poderá causar o mesmo, mas a chance da infecção ocorrer é sempre menor, embora essa possibilidade nunca deve ser desprezada.

Ter um animal de estimação não oferece risco algum à saúde humana desde que tomadas as medidas preventivas para evitar acidentes, mantendo a vacinação anti-rábica rigorosamente em dia, desinfetar imediatamente toda mordedura de animais e evitar acidentes com mordidas. Não arriscar-se com animais bravos e, principalmente, não provocá-los.

Eu sei que é amor e cumplicidade

Eu amo demais essa pequena, minha alegria de todos os dias. Boa noite aumiguinhos!

Ser Brida é...


Sempre que a campainha de casa toca, Brida começa a latir e só para quando alguém da casa vem atender a porta, depois de observar a pessoa e se acostumar com a presença dela, a aceita. Quando escuta qualquer barulho diferente, late e dispara até a porta, como se protegesse a família de algum possível invasor.

Quando tem um estranho

Para o estranho, Brida dá alguns latidos. Se ele for na direção dela para tocá-la, azar o seu pois ela morde. Se o estranho a ignorar ou for hostil, late e o circunda, desconfiada e sempre com o pé atrás.

Enquanto a sua dona não volta para casa

Brida jamais protestou por ter de ficar sozinha, ela percebe quando eu troco de roupa e já fica observando para ver se ela vai junto, mas quando ela não vai, fica tranqüila e para passar o tempo dorme e se possível ela fica próximo de algum objeto ou roupa minha, quanto a esse assunto ela não me traz problemas.

Brincando


Brida tem bastante brinquedos, mas não substitui o seu ursinho de pelúcia. Gosta de correr e de derrapar no piso, arrancando risadas de quem presencia. Também gosta de pegar uma roupa ou sapato e mostrar para todos, provocando para brincar de pega-pega e quando eu levo algum presente ou alguma novidade para ela, balança o rabo toda feliz e linda.

Ser obediente

Basta um chamado ou um 'não' de qualquer pessoa da casa que Brida logo obedece, confesso que por mimar e também deixar ela fazer o que quer tem vezes que ela não me ouve, mesmo sendo sua dona. Uma pessoa que ela tem muito medo é da mamãe, quando eu preciso dar remédios que é algo difícil de fazer, chamo logo a mamãe que no instante ela se comporta.

Ser higiênica

Brida adquiriu o hábito de fazer as necessidades no jornal, em uma semana aprendeu logo a usar o lugar certo. Uma vez ou outra que ela fica com tolices e faz xixi no tapete. É a maior alegria quando alguém da casa chega, ela late e balança o rabo de felicidade. Ao entrar em casa, Brida só tem olhos para mim.

Morder sempre que possível

Quando filhote, Brida limitava-se a morder seus brinquedinhos, também mordia sapatos mas foi uma fase e já passou, depois de muita briga ela aprendeu. Agora morde só o seu ursinho e pessoas que irritarem ela, eu tenho algumas marcas dos seus dentinhos. E é uma mordida terrível, só tem essa cara de calminha e linda, mais vai conviver.

Ser uma companheira presente

Faço os afazeres domésticos e Brida permanece por perto, em repouso. Mudo de cômodo, Brida também, ela me observa em tudo até quando eu passo horas no computador fica do meu lado. Minha sombra e se pudesse eu levava ela em todos os lugares quando eu preciso sair.

Ciúmes
Quando eu seguro alguma criança no colo ela fica pulando até alcançar o pé da criança e chega a dar algumas mordidas. A adoração de Brida por mim é tamanha que, às vezes, ela começa a latir ao ver alguém me abraçando e corre para perto também querendo atenção. Até dos seus brinquedos tem ciúmes. Quando alguém pega um, enquanto não o devolve, ela não sossega imagine se for o ursinho tão adorável dela.

Algumas histórias minhas aumiguinhos, espero que tenham gostado.



Vacinação de cães


Tem sempre algumas perguntas que nos deixam preocupadas e apreensivas, uma delas é onde aplicar a vacina no cão, qual o local correto do corpo dos cães para aplicação de vacinas? Somente veterinários tem conhecimento técnico para aplicar vacinas nos animais?

Não tem um lugar específico, mas tem lugares indicados para aplicação de vacina. Existem vários tipos de vacinas e consequentemente lugares mais indicados para aplicar cada uma. Por exemplo, vacina biocan m, leish-tec, leishmune são aplicadas na parte dorsal do animal entre as duas escápulas. Vacinas contra parvovirose, cinomose, hepatite, coronavirose, raiva, triplice felina são geralmente aplicadas na região lateral do corpo, uma região que compreende a escápula até o quadril. Todas essas são subcutâneas, existem também as vacinas contra gripe canina, que é intra-nasal. Todas elas devem ser aplicadas por um profissional especializado, ou seja, um médico veterinário ou um enfermeiro veterinário devidamente treinado e sob a responsabilidade do médico veterinário.

É importante o médico veterinário na aplicação da vacina para se evitar erros e/ou acidentes na hora da aplicação como vacinas não pegarem em uma veia, um músculo ou ser aplicada em um local onde possa dar abscessos, entre outros vários problemas que uma aplicação inadequada pode acarretar. O importante é o dono levar seu cão em um lugar onde o médico veterinário responsável possa está presente para que ele possa ter um respaldo e tranqüilidade na hora mais importante para seu bichinho, que é a hora da imunização contra as principais doenças.

As reações de dor no local de aplicação das vacinas são consideradas normais, sendo esperadas em cerca de 2 a 3% dos casos. Em relação a vacinas acrescidas com adjuvante, pode haver reação inflamatória local e formação de nódulo que tende a desaparecer dentro de 1 a 2 semanas. Vale ressaltar que a formação de abscessos no local de aplicação das vacinas costuma estar relacionada à contaminação do tecido subcutâneo pela inoculação de bactérias da pele no momento da aplicação da vacina. Brida está com um pequeno nódulo próximo a sua perna e estou cuidando com compressas quentes no local e logo em seguida aplicando uma pomada chamada Inuxol. Estou aguardando melhoras, então aumiguinhos fiquem atentos a questões relacionadas a vacinas, aplicações corretas para mais tarde nossos cães não terem nenhum problema.


Roupas, será que eles gostam?

Mesmo sendo lindo e agradável aos seus olhos, para seu animal pode não ser tão agradável como parece. Eles são acostumados a serem livres, e com seus pêlos os protegendo do vento, então evite utilizar direto roupas em seus cachorros, só mesmo se estiver muito frio, ou mesmo se for sair com ele, e quiser passar um ar mais aconchegante aos outros. Quando ele estiver em casa deixe-o sem roupas, para que ele possa andar mais a vontade.

A veterinária da Brida, Drª Rosiane Lima recomenda bom senso aos proprietários que gostam de vestir seus animais.
Não condeno quem usa roupas em seus pets, mas oriento cautela quanto a este uso. Alguns animais se sentem envergonhados usando roupas e é preciso pensar sempre no conforto dos animais.
Para os animais de pêlo curto, as roupas ajudam a proteger do frio, quanto aos animais com pêlo longo devem ser escovados, pois o uso da roupa costuma embaraçar os pelos.

As roupas para cachorros na maioria das vezes é um luxo do dono, pois os cães possuem uma camada de pêlo que os protege, há também alguns cães que possuem uma camada de gordura sob a pele que os protege mais ainda, deixando as roupas dispensáveis, como o Husky Siberiano, o Terra Nova, entre outros. Mas lembre-se que o exagero pode ridicularizar o animal!

Quais frutas são recomendadas aos nossos AUmigos


Vivemos em um país tropical com variedades de frutas, mas será que nossos AUmigos podem também desfrutar dessas delícias?

O que precisamos ter certeza é que nosso cão é alimentado com uma ração de qualidade, ele já recebe todos os nutrientes necessários por meio da alimentação correta e balanceada da ração. Portanto, podemos dar frutas aos cães como uma forma de agrado e também de petisco nos intervalos das refeições. A Brida não pode me ver com nenhuma fruta que logo em seguida ela já pede, quem resiste a um mimo desses.

Apesar dos cães poderem comer frutas, precisamos ficar atentos a escolha da fruta e ao que iremos oferecer aos nossos cãopanheiros, algumas frutas são ácidas e podem causar algum tipo de desconforto estomacal ou outro tipo de problema no organismo do animal. Você pode dar pedacinhos de banana, maçã, pêra, manga e muitas outras que temos na nossa diversidade de frutas, mas lembrando sempre que a primeira coisa a ser feita é informar ao médico veterinário responsável pelo seu cão, para que ele possa passar as recomendações necessárias, pois cada animal tem um organismo, resistência , paladar diferente, então, o que deve ser feito é seguir as indicações do veterinário. Seu cão já se alimenta com a ração, então, ofereça as frutas em pequenas quantidades e não faça das frutas o alimento principal.

Devemos lembrar que não é tudo que comemos que os cães também podem comer, cada um tem uma tolerância e suas necessidades nutricionais. Mas as frutas podem ser fonte de fibras, vitaminas e antioxidantes e não fará mal nenhum se você souber dosar a quantidade e dar a fruta certa.





Árvore Genealógica

Aumiguinhos, cãofiram abaixo a minha família através da minha árvore genealógica.


Cachorros que imitam as coisas

É comum dizer cachorros são parecidos com seus donos. Talvez a ideia não seja tão descabida, um estudo sugere que cães podem imitar as ações de humanos. Pessoas normalmente copiam gestos daqueles ao seu redor. Por exemplo, bocejos induzem bocejos em observadores, e olhar para cima na rua encoraja outros a olharem na mesma direção.

Friederike Range, da Universidade de Viena, na Áustria, e colegas procuraram averiguar se as ações de cachorros também eram influenciadas pelos humanos. Eles treinaram cachorros para abrir uma porta corrediça com a pata ou com a boca. Um grupo de cachorros era recompensado quando utilizava o mesmo método que seu treinador para abrir a porta. O outro grupo recebia a recompensa quando usava um método diferente do do treinador.

Os pesquisadores descobriram que o segundo grupo precisou praticar mais para realizar corretamente a tarefa, o que sugere que cachorros estão sujeitos a imitação automática. Isso porque imitar o treinador acabou interferindo com a realização correta da tarefa. A descoberta apoia a idéia de que animais sociais automaticamente imitam outros. No entanto, Thomas Zental, da Universidade do Kentucky, em Lexington, adverte que treinamento é necessário para trazer à tona essa característica.

O estudo foi publicado na revista “Proceedings of the Royal Society B”.

Fonte: Folha.com

Segue abaixo um vídeo engraçado de um aumiguinho lindo, ele é da raça Bulldog e é parecido com o meu irmão Boris também da mesma raça. Cãofira!



Sorvetes para cães

Tal mãe, tal filha de gostar tanto de sorvete. Eu descobri um dia desses que sorvete é muito bom, a mamãe me ofereceu somente duas vezes e ainda contadas na pata. Sinto vontade de saborear mais vezes. Infelizmente minha Bridinha iremos evitar tomar sorvetes, que nem a veterinária diz sempre que não é recomendado nenhum tipo de petisco para os animais de estimação, snif, snif.

Aumiguinhos vamos a novidade, em março desse ano foi publicada através da Folha Online a matéria do sorvete para cães.

Os sorvetes tradicionais podem causar diarréia, vômito e cáries nos dentes dos animais de estimação. Com o forte calor do verão e a relação cada vez mais cheias de mimos entre os donos e seus bichos, duas veterinárias de São Paulo lançaram, em janeiro, um sorvete produzido especialmente para cachorros.
Thaís Mucher, veterinária e empresária, afirma que a ideia surgiu porque ela mesma dava sorvete para seu cachorro. "Muita gente faz isso, mas não é recomendado. Nós pegamos a fórmula básica de um sorvete e tiramos a gordura hidrogenada, o açúcar e diminuímos em quase 50% o teor de lactose", explica.
A veterinária alerta que o sorvete -- que tem o selo do SIF (Serviço de Inspeção Federal)-- não é indicado para cachorros diabéticos e com hipersensibilidade à lactose. O produto também não é indicado para gatos, aves, répteis e outros mamíferos. "Nós fizemos testes com gatos, não aconteceu nada e não há nenhuma contraindicação. Mas como não fizemos todas as pesquisas com gatos que fizemos com os cachorros, não fazemos a indicação", explica Thaís.
E para os donos zelosos, que gostam de provar tudo o que dão para seus animais, também não há contraindicação. "Eu experimentei o sorvete, ele só é um pouco mais suave que o tradicional.


Você pensa que só os humanos sofrem com o calor excessivo? Os animais, inclusive cães e gatos, também têm de ser hidratados e cuidados para que não fiquem com a temperatura do corpo tão quente. E uma das saidas é servir sorvete aos cãezinhos. Sim, sorvete, mas especial para os pets, já que o açúcar é prejudicial para os animais. É dificil resistir aos olhares dos nossos pequenos cães, mais é para o bem da saúde deles. O cachorro não é seletivo, não tem uma necessidade de variedade grande de alimentos. As rações já são balanceadas com o que o animal precisa, quando o dono coloca alguma coisa a mais na alimentação do cachorro, desregula o balanceamento da ração.

Sorvete para cachorros produzido no Brasil tem três sabores: morango, creme e menta e não tem açúcar:


Será que eles lambem por amor?

Quem não gosta de chegar em casa e ser recebido pelo seu cão com “muitos beijos”?

Os cientistas americanos estão pesquisando o por que desses animais lamberem seus donos.

Quando o dono volta da rua, ele está cheio de “cheiros” e “sabores” novos. Ou seja, eles querem saber por onde o dono andou e o cão consegue detectar através da sua sensibilidade do olfato. Eles se atraem principalmente pela região da boca, axilas e genitais, que são regiões que produzem muitos odores. Para um cão, cada pessoa tem um cheiro inconfundível, o que faz com que eles nos identifiquem pelo odor. Não é à toa que eles identificam por exemplo, quando estamos com medo, pois exalamos um odor característico, mas eles gostam de cheirar e lamber mesmo é desconhecidos.

O olfato dos animais é tão bom que os cientistas querem utilizá-los na medicina. Existem pesquisas em que estão usando esses animais para reconhecer a urina de pacientes com câncer. Incrivelmente, foram 14 erros em 1272 tentativas!

Então, tome bastante cuidado para seu cachorro não denunciar que você andou por algum lugar diferente... =)

Fonte: ExpressoMT - http://bit.ly/9dX9JR

Evento "Meu Amigo 4 Patas"

O GPA e a Livraria Saraiva promoverão uma tarde com atividades sobre bem-estar animal. É um evento com atrações lúdicas para o público infantil e seus pais ou responsáveis.
No dia haverão palestras e exibição de vídeos sobre Posse Responsável, sobre como cuidar de seu Amiguinho 4 Patas e mais. É também mais uma oportunidade para você conhecer o trabalho do GPA em Manaus e fazer parte desta causa.

Além disto você poderá ver alguns produtos do GPA como camisetas, toalhinhas, coleiras para seus amiguinhos entre outras coisas que estarão à venda para arrecadação de verba para nossa Campanha de Esterilização de Animais de Rua e de Comunidades Carentes.

O Grupo de Proteção aos Animais convida você a participar deste evento que com certeza será Animal!

Hora: segunda, 25 de outubro · 15:00 - 20:00
Localização: Saraiva Mega Store do Manauara Shopping


Mais Informações

A massagem nos cães

A massagem é uma ótima forma para o seu cachorro relaxar e aliviar alguma dor ou desconforto, também pode ser feita com o objetivo de investigar o organismo do nosso animalzinho de estimação, para descobrir problemas e prevení-los.
Para fazer a massagem no seu cão, basta que você comece com um afago, intensificando lentamente, transformando em um carinho de investigação. Mexa e apalpe a cabeça, pernas, barriga, músculos, ossos, focinho, boca, patas e o que mais você achar necessário.
Sempre atente-se às reações do seu cãozinho, que indicarão se há algo errado ou não, desta maneira acostumando com a massagem o cachorro não terá problemas ao ser tocado e manipulado, o que facilita o trabalho do veterinário. A massagem serve apenas para identificar algum problema e para oferecer carinho ao seu animal e por ser algo tão bom e gostoso que não há duvidas que o seu animalzinho vai sempre estar pedindo.

Lista das raças de cachorros mais dóceis, confiáveis e amigáveis

Olha que interessante, ter um cão de companhia amigo, manso e dócil é o grande desejo de boa parte das pessoas que procuram adotar e/ou comprar um cachorro. Então, se você está a procura por raças caninas que têm nota máxima nestas disciplinas, veja:
  • Basset HoundBeagle
  • Bichon Frisé
  • Bloodhound
  • Border Collie
  • Brittany
  • Bulldog Inglês
  • Cavalier King Charles Spaniel
  • Dachshund
  • Golden Retriever
  • Labrador Retriever
  • Old English Sheepdog
  • Poodle
  • Setter Inglês
  • Setter Irlandês
  • Terra Nova
  • Vizsla

Horóscopo canino

Olá aumiguinhos, depois de muitas pesquisas eu encontrei o meu horóscopo canino, isso mesmo, até nós pequeninos cães também sofremos de influência dos signos astrológicos. O meu signo é de elemento Terra tendem a ser mais estáveis e interessados em fazer suas tarefas certas desde a primeira vez. Sobressaem-se no aspecto da obediência.

A personalidade do meu signo

Nascimento: 08/09
Signo:

Adora perfeição e também gosta de fazer as tarefas exatamente do jeito que devem ser feitas. Quando filhote, absorve os ensinamentos. São os cães de socorros quando percebem que o dono não está bem, procuram uma forma de ajudar, melhorar a situação, com essa característica se torna também um signo frágil, enfermidades constantes e dono de um poder psicológico grande, pode acreditar que está doente com apenas uma demonstração do dono, pois ele se julgará bem mais doente do que está.
Depois de ler, achei interessante, pois é exatamente a Brida! Ela é a mais sensível em relação a saúde mesmo e apesar de ser coincidência ou não, na maioria das vezes que fico doente ela também fica triste. Inacreditável essa nossa sintonia.


Como seu animalzinho enxerga?

Já que nós não sabemos deles essa resposta, o jeito é confiarmos nas explicações que a ciência nos da.

As cores

Cães não enxergam tudo em preto e branco como diz a lenda. Na verdade, a percepção de cores deles é um pouco parecida com a dos daltônicos. A membrana interna dos olhos (retina) é composta por células especiais chamadas cones e bastonetes. Os cones são responsáveis pela percepção das cores e pela nitidez dos objetos. Já os bastonetes, apesar de não possuírem uma resolução tão boa, são bem mais sensíveis à luz e fundamentais para a visão em ambientes escuros. Cães possuem a retina composta por um número bem maior de bastonetes, exatamente o contrário da nossa. Além disso, eles possuem apenas dois, dos três tipos de cones que nós temos. Este tipo de visão, chamada dicromática, não permite que eles enxerguem cores como o vermelho e o verde, mas apenas o azul, o amarelo e os tons de cinza. Uma distinção que os cães conseguem fazer bem é entre o azul e o verde. Bolinhas de cor azul são mais fáceis de o cão buscar em gramados do que as vermelhas, que se destacam menos, e por isso podem ser usadas para estimular o olfato.

Essas são as cores que o homem enxerga:

Essas são as cores que o cão enxerga:

O foco

Os objetos também são menos nítidos e possuem bem menos detalhes para os cães. Conforme a distância vai aumentando, esta limitação torna-se ainda pior. O posicionamento dos olhos também tem influência. Como eles não estão em linha reta, a sobreposição de imagens fica comprometida e, consequentemente, o foco também. Entretanto, é justamente isso que os permite ter uma visão periférica bem melhor. A grande quantidade de bastonetes ainda confere outras vantagens aos caninos, eles enxergam melhor os objetos em movimento, aliás, muito melhor do que quando estão parados e enxergar no escuro, com certeza também não é problema para eles.

O mundo da forma deles

Ao chegar em casa, você mal coloca a chave na porta e seu cachorrinho já está ali do outro lado, pronto para recepcioná-la. Ver você, no fundo é o que menos importa, seu cheiro e seus movimentos já são mais do que suficientes para que ele a reconheça e ter consciência dessas diferenças é interessante para a nossa relação com eles. Desta maneira, comunicar-se com ele, ou mesmo educá-lo, pode se tornar uma tarefa muito mais fácil.

Boa madrugada aumiguinhos

Estou atualizando meu blog nesse momento e também lendo meus tweetts. Sou uma cadelinha muito dorminhoca e preguiçosa. Adoro dormir tarde e para acordar no dia seguinte então nem se fale, passo horas deitadinha só mexendo os olhos, pois a minha coragem de levantar é pequena. Como a minha raça diz que sou muito companheira da minha "mãe", e as melhores brincadeiras com ela e o meu ursinho de estimação é na parte da noite virando a madrugada.

Lambidinhas para vocês.

Meu banho e higiene


Todo cão tem necessidade de banhos periódicos. A freqüência vai depender de cão para cão e principalmente da raça. Normalmente um banho mensal já é suficiente para mantê-lo com bom aspecto e em cães peludos essa freqüência deve aumentar para dois banhos por mês, e em casos especiais, até semanalmente. Para manter seu cãozinho sempre bonito com os pêlos longos ou fofinhos, é necessário que pelo menos uma vez ao mês o banho seja dado por profissionais. Em algumas espécies o banho é acompanhado pela tosa higiênica que consiste na tosa de algumas partes como o abdômen, área intima, as patas, o focinho, etc.

Banho

Antes de começar o banho, tape as orelhas do cão com algodão para evitar uma otite. Se durante a lavagem o algodão sair, parar imediatamente a lavagem e substitua-o. Tudo isto justifica-se uma vez que as orelhas do Bichon Frisé, compridas e caídas, estão mais sujeitas a inflamações devido à pouca ventilação. Não esquecer de testar antes a temperatura da água.
Enxaguar o animal usando um chuveirinho ou mangueira. Ao molhar o rosto, segure o focinho junto com as pontas das orelhas, para evitar que a água entre nos ouvidos e no nariz. Durante a lavagem é comum que o animal sacuda o corpo, para evitar isto mantenha sempre a mão sobre a cabeça enquanto estiver dando o banho.
Após o banho retire o excesso de água com a toalha e conclua a secagem usando um secador, escovando-o até que não fique nenhum resto de umidade, vá passando o pente em cães de pêlo longo e liso ou uma escova de aço quando for de pêlo longo e áspero, como todos os cães de pêlo longo, o Bichon Frisé, precisa de cuidados especiais para se manter bonito e limpo, é importante que seja penteado diariamente para evitar a formação de nós. Lembre-se de retirar o algodão de dentro da orelha e depois limpe-as. Quanto a escolha do produto a ser usado é muito pessoal e deverá ser indicado pelo veterinário.

Tosa

A tosa em cães deve sempre ser executada por profissionais bem treinados (algo que demorei para conseguir deixar os pêlos da Brida igual a da sua raça), além de conhecer os tipos de corte da raça, esse profissional deve ter “jeito” e habilidade no trato com os animais. Quando são levados à tosa, é recomendável ressaltar que se trata de um Bichon e não de um Poodle e que por isso, eles confundem bastante com o padrão da raça. A tosa deve então obedecer aos seguintes parâmetros: patas e focinhos ligeiramente aparados, os olhos devem ficar à vista, pois conferem uma aparência mais cheia e arredondada à cabeça e ao corpo. Quando completamente escovado, o Bichon Frisé adquire aparência mais cheia.



O momento do passeio

Olá aumiguinhos, você já viu, tem, ou conhece algum cachorro que puxa na hora do passeio com o dono? Então este comportamento é mais comum do que imaginamos, este momento era pra ser bom, de aproximação e companheirismo que acaba sendo chato, pois a pessoa é “levada para passear” pelo cachorro. Agora vem a questão importante, o que fazer para que o passeio com o cachorro seja divertido e agradável para os dois lados?
Primeiro, o seu cachorro tem que ser estimulado pelo respeito e principalmente limites dentro de casa, exercitando-se e com comandos de obediência. Agora se o cachorro pinta e borda, faz o que quer em casa não vai entender que deve ser diferente na rua.
Com o tempo eu percebi que o passeio começa dentro de casa, quando estamos nos arrumando para sair, nesse momento o nosso cachorro já está nos observando e só ao pegar a guia e coleira, o cachorro já sabe que vai passear e por este motivo fica mais agitado. Quando isso acontece eu adoro enganar, e de início eu ignoro e procuro fazer qualquer outra coisa, até esperar que o cachorro acalme. A Brida por exemplo é muito ansiosa e cada vez que eu fazia festas antes do passeio, ela ficava mais agitada, e isso não é bom.
Algumas vezes, é bom mexer na guia e coleira e colocar no cachorro como se fosse realmente passear, mais na verdade é está “enganando”, isso faz que o cachorro fique cada vez mais calmo, não saberá exatamente a hora que vai passear, pois não associará necessariamente a guia e coleira ao passeio. Ao colocar a coleira é bom pedir ao cachorro para sentar e só colocar quando, estiver tranquilo, a Brida já sabe, fica quieta só aguardando a roupinha e os seus laços.

Saindo para o passeio

Ao passar pela porta, de casa, do portão, pedir para o cachorro sentar e esperar até que o donos passe primeiro que eles, toda vez que ele passar na nossa frente devemos:
  • trazê-lo rapidamente para perto de nós, corrigindo-o;
  • mudar a direção do passeio de repente, fazendo que nos acompanhe, mesmo sem querer;
  • parar até que ele volte ao nosso lado para reiniciar o passeio.
Ou seja, é difícil no início, mais é preciso mostrar para o cachorro que nós é que estamos no comando e sempre recompensando o comportamento que desejamos deles. Vejamos alguns:
  • se está prestando atenção em nós;
  • se está andando a nosso lado;
  • se passou por algo estimulante, mas ele não deu bola (ainda estou testando quando as crianças se aproximam da Brida, ela não resiste e late).
Passeio ideal é em locais tranquilo, quanto as demonstrações não podemos esquecer,pelo fato de nós gostarmos do seu tipo de comportamento e presentearmos com coisas boas quando o cachorro se comporta da maneira correta, desta forma ele irá gravar o que é o correto fazer e nos agradando também. Paciência é fundamental, mas nada com o tempo, fazendo as mesmas coisas sempre, ele se acostumará a andar ao nosso lado de maneira correta.

Boa sorte a todos.




A importância da vacina antirrábica

Todos nós devemos saber do compromisso com a vacinação dos nossos amiguinhos de companhia contra esta doença. Por isso não podemos esquecer de levarmos nossos amiguinhos a consultas periódicas a um médico veterinário auxiliando na prevenção de outros tipos de doença tão perigosas quanto a raiva.
Bom, o que você entende sobre a doença da raiva?
A raiva é causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central e pode ocorrer com todos os mamíferos, inclusive ao homem. Os mais afetados são os carnívoros podendo levar a graves distúrbios e com 100% de letalidade, no Brasil os cães e gatos são importantes na transmissão da raiva para o homem principalmente devido à sua proximidade com as pessoas. Nas áreas rurais, além de cachorros e gatos, bovinos, equinos, suínos, caprinos e ovinos também podem ser atacados pela doença.

Transmissão e sintomas

A trasmissão ocorre, principalmente, por meio da mordida de um animal portador do vírus rábico e que esteja eliminando-o pela saliva. Depois do contato com um outro animal raivoso, o animal pode levar de alguns dias até meses para desenvolver os sintomas. Após seu aparecimento a doença costuma evoluir de forma rápida e o animal morre por paralisia respiratória. Quanto ao ser humano que foi agredido por um animal raivoso e que não recebeu o tratamento adequado, poderá adoecer e logo após os sintomas se estabelecerem, a doença evoluirá causando a morte.

Vacinação suspensa

De acordo com a reportagem do Jornal A Crítica do dia 9 de Outubro de 2010, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do Amazonas comunicou a suspensão das campanhas de vacinação de cães e gatos contra a raiva em todos os municípios do Amazonas, que vinha sendo usada nos outros Estados desde julho deste mesmo ano, uma suspensão devido a registros de mortes de animais e até que novas análises da vacina RAI-PET, produzida pelo laboratório da Biovet sejam concluídas. Os gatos têm demonstrado maior sensibilidade que os cães à vacina.
É uma situação triste por ser uma vacina moderna e com tanta potência causar reações graves e sofridas aos animais. Espero que seja resolvido o mais breve pelos Ministérios responsáveis por liberar e distribuir as vacinas. Pois a vacinação não deixa de ser uma medida de segurança importante para a saúde dos nossos animais e a nossa também.





Os cuidados

Olá, começarei contando sobre os cuidados que se deve ter com um Bichon Frisé.

Há uns quatro meses atrás a Brida me deu bastante preocupação, surgiu em seus ouvidos uma vermelhidão e um odor, ela estava muito irritada não deixando nem tocar para verificar, corremos ao veterinário. Ao chegar no veterinário o seu médico não estava atendendo, tive que trocar de médico naquele momento, a Brida foi examinada e tomou umas injeções antiflamatórias e foi recomendado remédios para manutenção em casa. A médica simplesmente disse que o problema dela é alergia e que precisávamos descobrir qual seria o tipo dessa alergia e passou uma lista de precauções:
  • Evitar locais com grama, plantas, umidade;
  • Evitar poeira doméstica (contato);
  • Evitar inalantes químicos;
  • Evitar perfumes e shampoos "pets";
  • Evitar fumantes;
  • Evitar comidas caseiras;
  • Evitar os produtos de limpeza doméstica como aguá sanitária e sabão em pó, devido a pele do animal permanecer em bastante contato com o chão fazendo com que tenha uma irritação ou até mesmo queimações. O produto mais indicado é o pinho.
Alimentação

Outro ponto é analisar a alimentação, alergia alimentar faz com que vários outros problemas surgem como coceiras freqüentes, perda de pêlos e problemas gastrointestinais. As melhores rações hipoalergenica são essas:

Sensitive da Pro Plan
Royal Canin


Pêlos

Para mantê-la bonita e saudável é necessário dispender duas horas semanais, no mínimo, entre escovações banho e secagem. Caso contrário, ela ficará embolada. Quanto ao Shampoo Hidratante o usado é Allermyl Glyco (próprio para animais alérgicos) e para finalizar é usado o Humilac Spray Hidratante.

Pele

É muito sensível, como geralmente acontece com animais de pele clara, sendo muito afeto ás alergias e irritações comuns, que causam feridas e levam á queda de pelos no local, se não forem tratadas adequadamente.

Olhos

Devem ser limpos com freqüência, pois a raça pode apresentar (embora não seja comum) excesso de lacrimação. É bom manter sempre tosado a região para que os pêlos não invadam os olhos, causando irritação ou inflamações. Até mesmo os olhos expostos na janela do carro quando o cão está passeando não é bom podendo atrair bactérias.

Orelhas

Manter os ouvidos do Bichon sempre limpos, pois suas orelhas compridas e caídas são propensas á infecções (otite).


Conhecendo a Brida Bichon

Olá, tudo começou quando eu ganhei essa pequena cadela de presente de aniversário de uma tia minha, pois como é de se imaginar minha prima tinha apenas 3 anos e gostava de atazanar, fazer travessuras.
Ela veio aos meus braços com 6 meses de vida, nasceu no dia 8/9/2007. Hoje tem 3 anos, 1 mês e 2 dias.
Seu nome é Miss Brida da Villa Branca, conhecida como Brida e de raça Bichon Frisé.
Quanto ao seu nome, foi dado pela minha tia e eu gostei, um nome bonito e simples. Não deixando de lado o fanatismo pelos livros do escritor brasileiro Paulo Coelho.

Características

Pelagem sedosa e fina de cor branca, é um cão de porte pequeno, seu peso é de 2kg e 800 gramas. Um dos traços fundamentais de sua personalidade é a doçura, carinho, sensibilidade e companheirismo. Ela está sempre curiosa com tudo ao seu redor, é muito alegre e brincalhona. Possui um olhar expressivo que basta olharmos que já conseguimos entender o que essa pequena deseja.
A Brida é a sombra da ''mãe'' dela. Gosta de me acompanhar em tudo e algo engraçado é o ursinho que ela tem de estimação, não desgruda o ursinho por nada, desde bebê. Uma cadela muito ciumenta, ela não faz xixi em lugares errados. Quanto a higiene ela é bem educada e obediente.
Adora carinhos na barriguinha e se deixar ela passa horas, só não gosta que pegue nas suas orelhas.

O propósito deste Blog é para compartilhar a vida da minha companheira Brida e a procura de um namoradinho.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...